GEOGRAFIA PURA

PAÍS

Kiribati

SIGNIFICADO DO NOME

O arquipélago foi renomeado de os "îles Gilbert" franceses (Ilhas Gilbert) por capitães Krusenstern e Louis Isidore Duperrey, após o capitão britânico Thomas Gilbert, que foi o primeiro contato europeu com as ilhas em 1788. o nome atual, Kiribati, é uma adaptação do Gilberts, o nome Europeia velho para o arquipélago. Embora hoje conhecido como Gilbertese, colonial para a expressão língua nativa, o nome para as Ilhas Gilbert é Tungaru, a nova república escolheu o nome Kiribati para si mesmo, como um reconhecimento da inclusão dessas ilhas que nunca foram considerados parte do arquipélago Gilbert.

CONTINENTE

Oceania

BANDEIRA

SINIFICADO DA BANDEIRA

A bandeira de Kiribati: a metade de cima é vermelha com uma fregata dourada (Fregata minor, em Gilbertense: te eitei) voando sobre um sol nascente dourado (otintaai), e a metade de baixo é azul com três linhas brancas onduladas horizontais que representam o oceano e os três grupos (Gilbert, Phoenix e Ilhas Line). Os dezessete raios do sol representam as dezesseis Ilhas Gilbert e Banaba (antiga Ilha Oceano). O emblema foi desenhado por Sir Arthur Grimble em 1932 para a colônia inglesa de Ilhas Gilbert e Ellice.

MAPA

BRASÃO

O brasão de armas do Kiribati exibe um fragata sobre um sol nascente num fundo vermelho entre listas onduladas azuis e brancas, e 3 grupos de listas representam Ilhas Gilbert, Phoenix e Espórades Equatoriais. Os 17 raios de sol representam como 16 Ilhas Gilbert mais Banaba (antiga Ilha Oceânica). No listel sob o escudo está no lema em i-Kiribati Te Mauri Te Raoi Ao Te Tabomoa (Saúde, Paz e Prosperidade).

O brasão foi proposto em 1 de Maio de 1936 às então ilhas Britânicas Gilbert e Ellice e tornou-se oficial como brasão do Kiribati em 1979 juntamente com o lema.

O mesmo motivo figura na bandeira do Kiribati.

HINO

Gilbertês

Teirake kaini Kiribati,

Anene ma te kakatonga,

Tauraoi nakon te nwioko,

Ma ni buokia aomata,

Tauaninne n te raoiroi,

Tangiria aoma ta nako.

Tauani nne n te raoiroi,

Tangiria aomata.

Reken te kabaia ma te rau

Ibuakoia kaaiin abara

Bon reken te nano ae banin

Ma te i-tangitangiri naba.

Ma ni wakina te kab'aia,

Ma n neboa i eta abara.

Ma ni wakina te kab'aia,

Ma n neboa abara.

Ti butiko ngkoe Atuara

awakinira ao kairira

Nakon taai aika i maira.

Buokira ni baim ae akoi.

Kakabaia ara Tautaeka

Ma ake a makuri iai.

Kaka baia ara Tautaeka

Ma aomata ni bane.

Português

LEVANTE-SE KIRIBATI!

Levante-se, Kiribati!

E cante com alegria!

Prepare-se para aceitar com responsabilidade

E para ajudar aos outros

Seja firmemente justo!

Ame a todo o nosso povo!

Seja firmemente justo!

Ame a todo o nosso povo!

A conquista da satisfação

E da paz para nosso povo

Será alcançada quando todos

nossos corações batam como um só

E nos amarmos uns aos outros!

Promova a felicidade e unidade!

E nos amarmos uns aos outros!

Promova a felicidade e unidade!

Te suplicamos, Oh Deus,

protege-nos e conduze-nos

nos dias que vêm

Ajuda-nos com tua mão amorosa

Bendiga ao nosso governo

E a todo o nosso povo

Bendiga ao nosso governo

E a todo o nosso povo



SIGNIFICADO DO HINO

Não foi encontrado.

CAPITAL

Tarauá

MOEDA

Dólar de Kiribati

ARQUIPÉLAGOS

O país é um Arquipélago.

CLIMA

A maioria das ilhas do Arquipélago de Gilbert, Line e de Phoenix estão localizados em zona seca de um clima equatorial oceânico. O clima de Kiribati é dependente de duas áreas: uma intertropical, que determina o nível de precipitação nos atóis do Norte; e do Pacífico Sul, que determina o nível de precipitação nos atóis do Sul. Nestes dois conceitos, também estão ligados duas anomalias - o fenômeno de El Niño e de La Niña. Durante o El Niño, a zona de convergência intertropical se move para o norte em direção à linha do Equador e durante o La Niña, se move em para o sul em direção à linha do Equador.

Nos atóis do norte, localizados no Arquipélago de Gilbert e Ilhas da Linha, a precipitação é maior que nos atóis do sul. As chuvas do Kiribati variam por ano de 1100mm no sul, 3000mm no norte, 4000mm nas Ilhas da Linha e 800mm em Cantol, Ilha Fénix. Os furacões ocorrem raramente, o índice é baixo.

Kiribati está sendo ameaçado pelo aquecimento global, incluindo o aumento do nível do mar, motivo pelo qual o presidente Tong está pensando em comprar terras de Fiji e deslocar a população.

CONDADOS

Por ser um Arquipélago, o país não possui Condados.

DUCADOS

Por ser um Arquipélago, o país não possui Ducados.

ILHAS

Atóis

Ilhas

Os seguintes povoados se encontram na maior ilha de Abaiang: Aonobuaka, Borotiam, Koinawa, Evena, Morikao, Tabontebike, Tabwiroa, Taburao, Takarano, Tanimaiaki, Tebanga, Tuarabu, Ubanteman, Nikumaroro, Ilha Flint, Kuria

Kiritimati, Tarawa, Abaiang, Butaritari, Beru, Abemama, Maiana Tamana, Arorae, Marakei, Tabiteuea, Aranuka, ilha Manra ou ilha Sydney, Nonouti, Tabuaeran or "Tahanea", Teraina, ilha Enderbury, ilha Birnie, Ilha Malden, Ilha Rawaki, Ilha Vostok, Ilha Starbuck, ilha McKean, Betio, Jarvis, Ilha Howland, Bikeman, Biketawa, Takaeang, Buariki.



PRINCIPADOS

Por ser um Arquipélago, o país não possui Principados

FAUNA

O ACROCEPHALUS AEQUINOCTIALIS, Kiritimati caniços ou toutinegra Ilha Christmas (Acrocephalus aequinoctialis) é uma espécie de toutinegra na Acrocephalidae família. Pode ser encontrada somente em Kiritimati (Kiribati).

O argus prado (Junonia villida ) é uma borboleta da família Nymphalidae, comumente encontrado na Austrália. É também conhecida como olho Hampstead de Albin no Reino Unido, onde tem ocorrido apenas como uma importação acidental.

A borboleta monarca ou simplesmente monarca (plexippus do Danaus) é uma borboleta de milkweed ( subfamília Danainae) na família Nymphalidae. Outros nomes comuns, dependendo da região incluem milkweed, tigre comum, andarilho, e com veios marrom preto. Pode ser a borboleta norte-americana mais familiar, e é considerado um ícone polinizador das espécies. As asas possuem um facilmente reconhecível preto, laranja e branco padrão, com uma envergadura de 8.9-10.2 cm (3½-4 in). A borboleta vice-rei é semelhante em cor e padrão, mas é marcadamente menor e tem uma listra preta adicional em cada asa traseira.

A população monarca norte-americana oriental é notável pela sua sul de final de verão anual / outono de migração dos Estados Unidos e do sul Canadá para o México. Durante a migração da queda, os monarcas cobrir milhares de milhas, com um norte retorno multi-geracional correspondente. A população ocidental norte-americana de monarcas a oeste das Montanhas Rochosas, muitas vezes migra para locais na Califórnia, mas foi encontrada em hibernação locais mexicanos também. Monarchs foram transportados para o Estação Espacial Internacional e foram criados lá.

Depois de uma queda de dez vezes na população da população de borboleta monarca oriental durante a última década, um estudo de 2016 previu um 11% -57% de probabilidade de que essa população vai quase extintos nos próximos 20 anos.

O Grande Eggfly (Hypolimnas bolina), também chamado de borboleta Blue Moon na Nova Zelândia ou Eggfly comum, é uma espécie de nymphalid borboleta.

Infraclass: Eutheria

Ordem: Cetacea (baleias)

A ordem dos cetáceos inclui baleias, golfinhos e botos. Eles são os mamíferos mais plenamente adaptados às aquático vida com um corpo quase sem pêlos em forma de fuso, protegidos por uma espessa camada de gordura, e membros anteriores e cauda modificada para fornecer propulsão subaquática.

FLORA

coqueiro, árvores de parafuso, Pisonia, Taro (Babai) e papaia.

RELEVO

Plano de modo que o seu ponto mais alto tem apenas 81m, e situa-se na ilha Banaba. É formado por 33 atóis.

Processo de formação de um atol:

À volta de um vulcão que desponta à superfície do mar e se transforma em ilha, começa a formar-se um anel de formações de coral. Lentamente, o vulcão que levara à formação da ilha perde atividade até se extinguir e começar a afundar-se gradualmente no oceano. Mas as formações calcárias do coral que a cercam, mais rígidas, permanecem quase à superfície, retendo as areias e dando às ilhas daí resultantes o seu formato típico, rodeando uma lagoa central, onde outrora ficara a ilha. Abaixo temos uma imagem explicando melhor embora esteja em espanhol:

HIDROGRAFIA

Oceano Pacífico

SUBDIVISÕES

Kiribati estava dividido em 6 distritos até sua independência: Banaba, Espórades Equatoriais, Central Gilberts, Northern Gilberts, Southern Gilberts e Tarawa.

Hoje não há mais este tipo de subdivisão, sendo que, atualmente, está subdivido em: Ilhas Gilbert, Espórades Equatoriais e Ilhas Phoenix.

VEGETAÇÃO

A vegetação tropical é frequente sobre o litoral e ao redor da Laguna Buada, mas relativamente ausente no centro da ilha por causa da exploração mineira.

Existem algumas espécies endêmicas em Nauru cuja sobrevivência está comprometida pela destruição de seu habitat natural por parte da exploração mineira, a contaminação e a introdução de espécies invasoras (cachorros, gatos, galinhas, etc). O ambiente marinho (em particular o cinturão de coral que cerca a ilha) foi degradado pelos exploradores unidos à exploração de fosfato e a urbanização.

IDIOMAS

Gilbertês e Inglês

CULINÁRIA

Os restaurantes espalhados pelo país lhe oferecem especialidades de comida tropical das ilhas, deliciosas e singulares; também poderá encontrar comida chinesa e européia. Os pratos mais típicos incluem sobretudo peixe.

RELIGIÕES

Cristianismo 96,1% (católicos 53,4%, protestantes kiribatis 39,2%, adventistas do sétimo dia 1,9%, mórmons 1,6%), bahaísmo 2,4%, outras 1,5% (1990).

POLÍTICA

O Kiribati é um Estado soberano, sendo uma república democrática representativa. O sistema político moderno de Kiribati é formado com base no sistema colonial, existente na ilha há quase um século.

Após a independência, em 12 de julho de 1979, foi adotada pela Constituição da República de Kiribati um sistema político com traços de uma república presidencial e uma república parlamentar, que, de acordo com seus compiladores, acreditam melhor refletir a estrutura sócio-política igualitária da sociedade kiribatiana, na qual a equalização geral aparece como um princípio de organização da vida social.

O Parlamento de Kiribati, chamado Maneaba ni Maungatabu, é eleito de quatro em quatro anos e consiste de 42 representantes. Maneba é também o nome dado às casas de reuniões em todas as comunidades locais. O presidente é em tempos diferentes chefe de estado e chefe de governo, e tem a designação de te Beretitenti (pronuncia-se "te peresitensi"). Cada uma das 21 ilhas habitadas possui um conselho local que é responsável pelos assuntos quotidianos. A exceção é Taraua (em inglês e quiribati, Tarawa), onde existem três conselhos: Betio, Tarawa-Sul e Tarawa-Norte.

TURISMO

Existe um paraíso escondido no meio do Pacífico, que recebeu apenas seis mil visitantes em 2014, de acordo com a ONU. O nome dele é Kiribati, país que se divide em três grupos de ilhas, Phoenix, Ilhas da Linha e Ilhas Gilbert (no total 33 ilhas, 21 delas desabitadas), e está situado entre o Havaí e a Austrália.

E se você está curioso para conhecer essas praias praticamente desertas de águas cristalinas, é melhor se apressar, pois por conta das mudanças climáticas que ocorrem no planeta, há um grande chance de que grande parte de Kiribati desapareça do mapa. Tamanha é a preocupação que o governo do país já cogitou comprar as ilhas Fiji, para deslocar sua população.

Situado na altura da linha do Equador, o destino tem vegetação tropical praticamente intocada e clima quente e úmido. Se você ainda não sabe aonde vai pular as sete ondas e quer ser o primeiro a vivenciar a virada do ano, seu lugar também é aqui: por conta do fuso horário, as pessoas que estão em Kiribati são as primeiras a celebrar o Réveillon.

Inclusive, até 1994 parte de seus habitantes estava um dia a frente da outra, por conta da divisão determinada pela Linha Internacional de Data no país. Ou seja, enquanto era segunda de manhã para uma parte da população, era terça no mesmo horário para a outra.

A moeda oficial de Kiribati é o dólar australiano, e por lá é possível realizar passeios históricos que remetem à Segunda Guerra Mundial, observar pássaros, surfar, mergulhar e conviver com moradores locais, que falam inglês, eI-Kiribati (idioma local) e adoram a rara visita dos turistas. Para conhecer o lugar é preciso voar a partir de Fiji, Brisbane (AU), ou de algumas de suas ilhas vizinhas.

ECONOMIA

O Kiribati possui uma economia baseada na agricultura e na pesca. Sendo composto por 33 pequenos atóis, o país possui poucos recursos naturais. As jazidas comercialmente viáveis de fosfato de Banaba, importantes para a economia até à década de 1970, esgotaram-se aquando da independência do Reino Unido em 1979, não se conhecendo mais nenhumas jazidas minerais no país. A sua principal indústria é a pesca, um setor crucial na economia do país graças às receitas das licenças de pesca pagas pelos navios estrangeiros que operam no interior da sua enorme zona económica exclusiva (ZEE), rica em recursos marinhos. Apesar do solo pobre e da pequena área do país, a agricultura desempenha um papel importante na economia, nomeadamente na produção de copra, um dos principais produtos de exportação do Kiribati. O turismo representa menos de 2% do PIB do país, que em média recebeu anualmente entre três a quatro mil visitantes entre 2005/2009. As remessas dos marinheiros kiribatianos a trabalhar em navios estrangeiros são também importantes para a economia do país, tendo ascendido a AU$11,6 milhões em 2009.

O fraco desenvolvimento económico do país deve-se à sua escassa infraestrutura, escassez de mão de obra especializada e grande distância geográfica dos mercados consumidores internacionais. A economia do Kiribati depende grandemente das ajudas externas concedidas ao abrigo de programas internacionais de apoio ao desenvolvimento, que representam cerca de 35% do seu PIB (2010).

Em maio de 2011, um relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI) descreveu o impacto da Grande Recessão sobre o país da seguinte forma: "o Kiribati foi afetado pela grande crise global através da queda nas remessas e do grande declínio do valor do seu fundo de pensões e do seu fundo soberano- o Revenue Equalization Reserve Fund (RERF). O aumento nos preços dos alimentos e combustíveis em 2008 já teve um impacto negativo sobre a atividade económica. A vulnerabilidade às mudanças climáticas, incluindo a erosão costeira, também aumentou.

ETINIAS

Os povos nativos são micronésios com alguns polinésios, e cristãos por influência de missionários europeus.

INDÚSTRIA

A sua principal indústria é a pesca, um setor crucial na economia do país graças às receitas das licenças de pesca pagas pelos navios estrangeiros que operam no interior da sua enorme zona económica exclusiva (ZEE), rica em recursos marinhos.

PECUÁRIA

Aves e Suínos.

COLONIZAÇÃO

As Ilhas Gilbert eram habitadas há pelo menos 4000 ou 5000 anos por alguns habitantes da Ásia que falavam a atual língua oficial de Kiribati, o gilbertês, antes de terem qualquer contato com europeus, provavelmente espanhóis, no século XVI. As ilhas foram "batizadas" em 1820 por um almirante da Estónia, Adam Johann von Krusenstern e pelo seu capitão francês Louis Duperrey, em homenagem ao capitão britânico Thomas Gilbert, que tinha "descoberto" o arquipélago em 1788.

Pescadores de joaninhas e mercadores de escravos começaram a visitar as ilhas em grande número no século XIX e a confusão resultante fomentou vários conflitos e a introdução de doenças. Num esforço para restaurar a ordem, em 1892, as ilhas tornaram-se um protetorado britânico, juntamente com as ilhas Ellice, e passaram a ser uma colónia em 1916. Nos anos que seguiram, os britânicos incorporaram as ilhas da Linha e as ilhas Fénix à colónia, à qual deram estatuto autónomo em 1971. Em 1978, as Ellice Islands tornaram-se o estado independente de Tuvalu e a independência de Kiribati seguiu-se a 12 de Julho de 1979. Com a independência, os Estados Unidos entregaram à nova república a ilha Phoenix e quase todas as ilhas da Linha.

Kiribati é um arquipélago formado por 33 ilhas de coral e vários atóis e era cortado pela Linha Internacional de Data. Quando em Bairiki (oeste do país) era manhã de domingo, no leste do país era manhã de sábado. Esta situação alterou-se em 1995, pelo realinhamento da Linha Internacional de Data, fazendo com que Kiribati seja o país mais oriental do Mundo. Assim, a Ilha Caroline, que foi o primeiro território do Mundo a entrar no terceiro milénio, foi renomeada Ilha do Milénio.

Em março de 2008, o país criou o terceiro maior parque marinho do mundo. Menos de três meses depois, em 5 de junho, Dia mundial do meio ambiente, seu presidente Anote Tong, pediu ajuda à comunidade internacional para evacuar o país antes que ele desapareça, devido aos efeitos do aquecimento global.

DATA DE INDEPENDÊNCIA

12 de Julho de 1979.

EDUCAÇÃO

A educação primária é gratuita e obrigatória nos seis primeiros anos e está sendo estendida para nove. Escolas missionárias estão sendo lentamente absorvidas pelo sistema público. O ensino superior está-se expandindo, enquanto os alunos podem escolher um professor, técnico, uma pessoa formada em marinha ou de estudos internacionais.

FRONTEIRAS

Devido ao fato de o país ser um Arquipélago do Oceano Pacífico, não possui fronteiras terrestres.

TRAJES TÍPICOS

Não foi encontrada.

MINERAÇÃO

Fosforito, sal de fosfato

ESPORTES

O futebol, também referido como futebol de campo, futebol de onze[ e, controversamente, futebol associado (em inglês: association football, football, soccer), é um desporto de equipe jogado entre dois times de 11 jogadores cada um e um árbitro que se ocupa da correta aplicação das normas. É considerado o desporto mais popular do mundo, pois cerca de 270 milhões de pessoas participam das suas várias competições. É jogado num campo retangular gramado, com uma baliza em cada lado do campo. O objetivo do jogo é deslocar uma bola através do campo para colocá-la dentro da baliza adversária, ação que se denomina golo ou gol. A equipe que marca mais gols ao término da partida é a vencedora.

O jogo moderno foi criado na Inglaterra com a formação da The Football Association, cujas regras de 1863 são a base do desporto na atualidade. O órgão regente do futebol é a Federação Internacional de Futebol (em francês: Fédération Internationale de Football Association), mais conhecida pela sigla FIFA. A principal competição internacional de futebol é a Copa do Mundo FIFA, realizada a cada quatro anos. Este evento é o mais famoso e com maior quantidade de espectadores do mundo, o dobro da audiência dos Jogos Olímpicos.

O halterofilismo ou a halterofilia, levantamento de peso(s), ou ainda, levantamento de peso olímpico (LPO), é um desporto cujo objetivo é levantar a maior quantidade de peso possível, do chão até sobre a cabeça, numa barra em que são fixados pesos.

Compete-se em duas modalidades: o arranco e o arremesso. Seu objetivo é desenvolver a potência (força rápida, explosiva) e também exige técnica, flexibilidade, coordenação e equilíbrio.

As primeiras competições organizadas de levantamento de peso começaram no final do século XIX; a Federação Internacional de Halterofilismo foi fundada em 1905 e instituiu as primeiras classes de peso.

O levantamento de peso é um dos esportes de força e a terminologia halterofilismo (do grego haltēres, 'massas de chumbo para fazer exercícios nos ginásios', ligado ao francês -philie, em português -filia, 'amizade', ambos do grego phílos, 'amigo'), hoje em dia está em desuso, por denominar genericamente todos os praticantes de atividades que envolvem o uso de halteres, já que outros desportos e treinamentos, como o fisiculturismo e a musculação, se utilizam de halteres para seus fins.

LEMA

Te mauri, te raoi ao te tabomoa ("Saúde, paz e prosperidade")

FORÇAS ARMADAS

De acordo com a Constituição, a única força permitida no país é a polícia, que inclui uma unidade de vigilância marítima. Esta vigilância está equipada com armamento ligeiro e um navio de patrulha. A defesa militar do país é providenciada pela Austrália e Nova Zelândia, sob um acordo assinado pelos três países.



6028