GEOGRAFIA PURA

Ilha de Man

SIGNIFICADO DO NOME

Ilha de Man (do inglês Ilha de Homens, do nordestino Ilha de Cabras-machos) é o local mais fedorento do mundo, superando inclusive a França nesse quesito.

CONTINENTE

Europa

BANDEIRA

SINIFICADO DA BANDEIRA

A bandeira da ilha de Man mostra um tríscele com Três Pernas de emblema, no centro de uma bandeira vermelha. As três pernas estão unidas na coxa e dobradas no joelho. A fim de ter os dedos apontando no sentido horário.

O tríscele tem as suas raízes Celtias como símbolo do sol que também era utilizada por muitas outras civilizações antigas, incluindo os micênios. A bandeira é semelhante a da Sicília.

MAPA

BRASÃO

O brasão de armas da Ilha de Man data de 12 de Julho de 1996. Como a Ilha de Man é uma dependência da Coroa, as armas podem ser descritas como As Armas de Sua Majestade por direito da Ilha de Man.

As armas são compostas por um escudo que contém um tríscele, um símbolo que consiste em três pernas humanas dobradas, num campo vermelho. O tríscele é um símbolo antigo da Ilha de Man. Os suportes são um falcão e um corvo. O falcão é usado, devido à importância histórica dessa ave na história da Ilha, após a concessão da mesma com todos os seus direitos por Henrique IV de Inglaterra a Sir John Stanley, com a condição de que ele prestasse homenagem e lhe desse dois Falcões Peregrinos e a cada futuro Rei de Inglaterra nos seus dias de coroação. Esta tradição continuou até à coroação de Jorge IV do Reino Unido em 1822. o corvo é usado como a ave que figura nas lendas do povo Manx. O escudo é encimado pela coroa de São Eduardo, que representa a monarca, à qual a Ilha se refere como A Rainha, Senhora de Mann.

O lema é Quocunque Jeceris Stabit (Latim: Para onde quer que atires, permanecerá)

Um estandarte das armas é usado como bandeira da Ilha de Man.

HINO

Inglês

O Halloo nyn ghooie,

O' Ch'liegeen ny s'bwaaie

Ry gheddyn er ooir aalin Yee,

Ta dt' Ardstoyl Reill Thie

Myr Barrool er ny hoie

Dy reayl shin ayns seyrsnys as shee.

Tra Gorree yn Dane

Haink er traie ec y Lhane

Son Ree Mannin v'eh er ny reih

'S va creenaght veih Heose

Er ny chur huggey neose

Dy reill harrin lesh cairys as graih

Ren nyn ayryn g'imraa

Va Nooghyn shenn traa

Yn Sushtal dy Hee fockley magh

Shegin yeearree peccoil

Myr far aileyn Vaal,

Ve er ny chur mow son dy bragh.

Vec ooasle yn Theihll

Ayns creoighys tooilleil

Ta traaue ooir as faarkey, Gow cree

Ny jarrood yn fer mie

Ta coadey 'n lught-thie

Ren tooilleil liorish Logh Galilee.

D'eiyr yn sterrm noon as noal

Yn baatey beg moal

Fo-harey hug Eh geay as keayn

Trooid ooilley nyn ghaue

Ta'n Saualtagh ec laue

Dy choadey nyn Vannin veg veen.

Lhig dorrinyn bra

Troggal seose nyn goraa

As brishey magh ayns ard arrane

Ta nyn groink aalin glass

Yn vooir cummal ass

As coadey lught-thie as shioltane.

Nyn Ellan fo-hee

Cha boir noidyn ee

Dy bishee nyn eeastyn as grain

Nee'n Chiarn shin y reayll

Voish strieughyn yn theihll

As crooinnagh lesh shee 'n ashoon ain.

Lhig dooin boggoil bee,

Lesh annym as cree,

As croghey er gialdyn yn Chiarn;

Dy vodmayd dagh oor,

Treish teil er e phooar,

Dagh olk ass nyn anmeenyn 'hayrn.

Português

O terra do nosso nascimento,

O jóia de terra de Deus,

O Ilha tão forte e tão justo;

Construído como empresa Barrule,

Teu Trono de Home Rule

Nos torna livres a tua doce ar da montanha.

Quando Orry, o dinamarquês,

Em Mannin fez reinado,

'Twas disse que tinha comido de cima;

Pois a sabedoria de Heav'n

Para ele tinha sido giv'n

Para nos governar com justiça e amor.

Nossos pais Told

Como Santos veio de idade,

Proclamando o evangelho da paz;

Que os desejos pecaminosos,

Como fogos de Baal falsos,

Deve morrer antes que os nossos problemas podem cessar.

Ó Filhos do solo,

Em dificuldades e labuta,

Que lavram Tanto a terra e o mar,

Animem-se enquanto pode,

E pensar no Homem

Quem labutou pelo lago da Galiléia.

Quando tempestades ferozes feriu

Aquele pequeno barco frágil,

Eles deixaram em seu comando suave;

Apesar de todo o nosso medo,

O Salvador está perto

Para salvaguardar a nossa querida Pátria.

Deixe-tempestade-ventos se alegrar,

Sua voz e levantar-se,

Nenhum perigo pode acontecer nossas casas;

Nossos colinas verdes e rochas

Cercar os nossos rebanhos,

E manter-se fora do mar como uma parede.

Nossa Island, ASSIM Blest, nenhum inimigo pode molestar;

Nossa grãos e nossos peixes aumentará;

A partir batalha e espada protecteth o Senhor,

Com coroou a nossa nação e à paz.

Em seguida, alegremo-nos

Com o coração, alma e voz,

E em confide A promessa do Senhor;

Essa única hora cada

Nós confio em seu poder,

Nenhum mal nossas almas pode betide.


SIGNIFICADO DO HINO

O hino nacional da ilha foi escrito em Inglês e música adaptado de um manesa canção tradicional por William Henry Gill. A carta foi mais tarde adaptado para a língua gaélica por John J. Kneen. A canção completa consiste em oito linhas, mas apenas a primeira é geralmente cantada:

"O terra do nosso nascimento, ó jóia de terra de Deus, ó ilha tão forte e tão justo; Construído como empresa Barrule O teu trono de regra casa nos torna livres a tua doce ar da montanha."

CAPITAL

Douglas (também a maior cidade)

MOEDAS

Libra Manêsa e Libra esterlina (GBP)

ARQUIPÉLAGOS

O país é uma ilha, logo não possui Arquipélagos.

CLIMA

Os diagramas climáticos de meteoblue são baseados em 30 anos de simulações do modelo meteorológico por hora e estão disponíveis para qualquer lugar da Terra. Eles dão boas indicações de padrões climáticos típicos e condições previstas (temperatura, precipitação, radiação solar e vento). Os dados meteorológicos simulados têm uma resolução espacial de aproximadamente 30 km e podem não reproduzir todos os efeitos climáticos locais, tais como tempestades, ventos locais, ou tornados.

Temperaturas e precipitações médias

A "máxima diária média" (linha vermelha contínua) mostra a média da temperatura máxima de um dia para cada mês para Ilha de Man. Da mesma forma, "mínima diária média" (linha azul contínua) mostra a média da temperatura mínima. Os dias quentes e noites frias (linhas vermelhas e azuis tracejadas) mostram a média do dia mais quente e da noite mais fria de cada mês nos últimos 30 anos. Para o planeamento de férias, você pode esperar as temperaturas médias, e estar preparado para dias mais quentes e mais frios. As velocidades do vento não são mostradas por norma, mas podem ser ajustadas na parte inferior do gráfico.

O gráfico da precipitação é útil para planear efeitos sazonais, tais como clima de monção na Índia ou estação de chuvas na África. Precipitações mensais acima de 150 milímetros são na maior parte molhadas, abaixo de 30 milímetros na maior parte secas. Nota: Quantidades de precipitação simulada em regiões tropicais e terrenos complexos tendem a ser menores do que as medições locais.

Céu nublado, sol e dias de precipitação

O gráfico mostra o número mensal de dias de sol, parcialmente nublados, nublados e de precipitação. Dias com menos de 20% de cobertura de nuvens são considerados como dias de sol, com 20-80% de cobertura de nuvens como parcialmente nublados e com mais de 80% como nublados. Enquanto Reykjavík na Islândia tem principalmente dias nublados, Sossusvlei no deserto da Namíbia é um dos lugares com mais sol do planeta.

Nota: Em climas tropicais como na Malásia ou na Indonésia o número de dias de precipitação pode ser sobrestimado por um fator de até 2.

Temperaturas máximas

O diagrama da temperatura máxima para Ilha de Man mostra quantos dias por mês atingem determinadas temperaturas. Dubai, uma das cidades mais quentes do planeta, não tem quase nenhum dia abaixo de 40°C em Julho. Você também pode ver invernos frios em Moscovo com alguns dias que nem sequer atingem -10°C como máxima diária.

Quantidade de precipitação

O diagrama da precipitação para Ilha de Man mostra em quantos dias por mês, determinadas quantidades de precipitação são atingidas. Em climas tropicais e de monção, os valores podem estar subestimados.

Velocidade do vento

O diagrama para Ilha de Man mostra quantos dias dentro de um mês podem ser esperados para atingir determinadas velocidades do vento. Monções criam fortes ventos constantes no Plateau tibetano de Dezembro a Abril, mas ventos calmos de Junho a Outubro.

Unidades da velocidade do vento podem ser alteradas nas preferências (canto superior direito).

Rosa dos Ventos

A Rosa dos Ventos para Ilha de Man mostra quantas horas por ano o vento sopra na direção indicada. Exemplo SO: O vento está soprando de Sudoeste (SO) para Nordeste (NE). Cabo Horn, o ponto da Terra mais ao Sul da América do Sul, tem um forte vento de Oeste característico, que permite cruzamentos de Este para Oeste muito difíceis especialmente para barcos à vela.

Informações gerais

Desde 2007, meteoblue foi arquivando dados do modelo meteorológico. Em 2014 nós começámos a calcular modelos meteorológicos com dados históricos a partir de 1985 e gerámos uma história global contínua de 30 anos, com dados meteorológicos de hora em hora. Os diagramas climáticos são o primeiro conjunto de dados climáticos simulados tornados públicos na internet. A nossa história meteorológica abrange qualquer lugar do mundo em qualquer momento, independentemente da disponibilidade das estações meteorológicas.

Os dados são derivados do nosso modelo meteorológico global NEMS a aproximadamente 30km de resolução e não podem reproduzir efeitos meteorológicos locais em detalhe, tais como ilhas de calor, correntes de ar frio, tempestades ou furacões. Para lugares e eventos que requerem altíssima precisão (tais como geração de energia, seguros, etc.), oferecemos simulações de alta resolução com dados de hora a hora.

CONDADOS

O país é uma ilha, logo não possui Condados.

DUCADOS

O país é uma ilha, logo não possui Ducados.

ILHAS

O país é uma ilha.

PRINCIPADOS

O país é uma ilha, logo não possui Principados.

FAUNA

O Manag Loaghtan é uma raça de ovelhas (Ovis aries) nativa da Ilha de Man. É soletrado às vezes como Loaghtyn ou Loghtan. As ovelhas têm lã castanha escura e geralmente quatro ou, ocasionalmente, seis chifres.

O Manag Loaghtan é uma das raças de ovelha de cauda curta do Norte da Europa e desce das ovelhas primitivas, uma vez encontradas em toda a Escócia, as Ilhas Hébridas e as Ilhas Shetland.A palavra Loaghtan vem das palavras de Manx lugh dhoan, que significam marrom-de-rato e descreve a cor das ovelhas. Esta raça é criada principalmente para a sua carne, que alguns consideram uma iguaria. A carne recebeu recentemente reconhecimento e proteção da UE ao abrigo do regime de designação de origem protegida, que exige que os produtos sejam originários de uma região específica.

O Rare Breeds Survival Trust tem caracterizado o Loaghtan como "em risco". Na década de 1950 havia apenas 43 espécimes sobreviventes. Manx National Heritage desenvolveu dois rebanhos saudáveis. Estes deram origem a bandos comerciais na Ilha de Man e noutros locais. Mesmo assim, hoje ainda existem menos de 1.500 fêmeas reprodutoras registradas no Reino Unido.

O Cymric é uma raça de gato doméstico. Alguns registros do gato consideram o Cymric simplesmente uma variedade semi-long-haired da raça Manx, melhor que uma raça separada. Com exceção do comprimento da pele, em todos os outros aspectos as duas variedades são as mesmas, e gatinhos de qualquer tipo podem aparecer na mesma ninhada. O nome vem de Cymru (Welsh pronuncia: [kəmrɨ]), o nome galês indígena de Wales, embora a raça não seja associada com País de Gales, e o nome foi dado possivelmente como uma tentativa de fornecer um "Celtic" -sounding o nome para o procriar. A linhagem da raça Manx originou na Ilha de Man, embora o Canadá alega ter desenvolvido a variante de cabelos compridos. A raça é chamada de Longhair Manx ou um nome semelhante por alguns registros.

O Cymric é uma raça de gato doméstico. Alguns registros do gato consideram o Cymric simplesmente uma variedade semi-long-haired da raça Manx, melhor que uma raça separada. Com exceção do comprimento da pele, em todos os outros aspectos as duas variedades são as mesmas, e gatinhos de qualquer tipo podem aparecer na mesma ninhada. O nome vem de Cymru (Welsh pronuncia: [kəmrɨ]), o nome galês indígena de Wales, embora a raça não seja associada com País de Gales, e o nome foi dado possivelmente como uma tentativa de fornecer um "Celtic" -sounding o nome para o procriar. A linhagem da raça Manx originou na Ilha de Man, embora o Canadá alega ter desenvolvido a variante de cabelos compridos. A raça é chamada de Longhair Manx ou um nome semelhante por alguns registros.

O gato de Manx (/ m æ ŋ k s /, em épocas mais adiantadas soletradas freqüentemente Manks), é uma raça do gato doméstico (Felis catus) que origina na ilha de Man, com uma mutação natural que encurte a cauda. Muitos Manx têm um pequeno stub de uma cauda, mas os gatos Manx são mais conhecidos como sendo inteiramente tailless; Esta é a característica mais distintiva da raça, juntamente com pernas traseiras alongadas e uma cabeça arredondada. Os gatos Manx vêm em todas as cores e testes padrões do revestimento, embora os espécimes todo-brancos sejam raros, e a escala de revestimento do estoque original era mais limitada. Long-haired variantes são por vezes considerado uma raça separada, o Cymric. Manx são estimados como caçadores qualificados, e, portanto, têm sido muitas vezes procurado por agricultores com problemas de roedores, e foi uma raça de gato preferido do navio. Dizem que eles são sociais, mansos e ativos. Um termo local velho para os gatos em sua ilha home é stubbin. Manx foram exibidos em shows de gatos desde o século XIX, com o primeiro padrão de raça conhecido publicado em 1903.

O gato de Manx (/ m æ ŋ k s /, em épocas mais adiantadas soletradas freqüentemente Manks), é uma raça do gato doméstico (Felis catus) que origina na ilha de Man, com uma mutação natural que encurte a cauda. Muitos Manx têm um pequeno stub de uma cauda, mas os gatos Manx são mais conhecidos como sendo inteiramente tailless; Esta é a característica mais distintiva da raça, juntamente com pernas traseiras alongadas e uma cabeça arredondada. Os gatos Manx vêm em todas as cores e testes padrões do revestimento, embora os espécimes todo-brancos sejam raros, ea escala de revestimento do estoque original era mais limitada. Long-haired variantes são por vezes considerado uma raça separada, o Cymric. Manx são estimados como caçadores qualificados, e, portanto, têm sido muitas vezes procurado por agricultores com problemas de roedores, e foi uma raça de gato preferido do navio. Dizem que eles são sociais, mansos e ativos. Um termo local velho para os gatos em sua ilha home é stubbin. Manx foram exibidos em shows de gatos desde o século XIX, com o primeiro padrão de raça conhecido publicado em 1903.

Em 1819 Thomas Kewish, um ferreiro, e James Taubman, um cervejeiro local, descobriram o esqueleto quase perfeito de um "alce" extinto em um buraco de marga em Ballaugh, Isle-of-Man. Kewish recolocou os ossos e colocou o espécime em exposição.

O duque de Atholl reivindicou este espécime original para himself que causou Kewish para contrabandear dramàtica o esqueleto a Inglaterra. Os homens do duque finalmente alcançaram-no e deram os ossos ao Museu da Universidade de Edimburgo. Depois de muitos anos de armazenamento lá, é agora mais uma vez em exibição.

Foi o primeiro esqueleto completo desta espécie (Megaloceros giganteus) a ser descoberto no mundo e parece ser o único vertebrado de Pleistoceno conhecido por ter vivido na ilha.

Os Curraghs ou Ballaugh Curraghs são um pantanal na paróquia de Ballaugh, no noroeste da Ilha de Man. A área tem uma biodiversidade rica e variada e é também alocalização do Curraghs Wildlife Park, um jardim zoológico e reserva natural que incorpora as zonas húmidas.

A área é considerada importante, pois é habitada pela segunda maior roost de harriers de galinha na Europa; Um pássaro que desce na área durante os meses de inverno. Outros pássaros incluem falcões peregrine, merlins, piscos de peito vermelho, toutinegras do salgueiro, tordos da canção e dunnocks entre outro. Há também uma subespécie de carriça, possivelmente única para a Ilha.

A área também é notável por sua diversidade de borboletas, e o Parque de Vida Selvagem, enquanto o lar de mais de 100 animais de todo o mundo (incluindo pelicanos, gibões, lontras e pinguins), também possui um passeio de borboleta, uma oportunidade para os visitantes para ver o Insetos em um ambiente projetado para eles. Uma espécie notável é a ponta laranja.

Ballaugh Curragh tem uma colônia de reprodução persistente de wallabies selvagens, disse ser o maior nas Ilhas Britânicas, descendente de dois que escaparam do parque de vida selvagem há alguns anos. Eles parecem ocupar um nicho ecológico semelhante às lebres.

Patos, gansos e cisnes

Ordem: Anseriformes Família: Anatidae

Abeto comum, Tadorna tadorna A, American wigeon, Anas americana A, raro, Anas penelope A, Barnacle goose, Branta leucopsis A, Cerceta de asas verdes, Anas carolinensis A, rara, Cerceta euro-asiática, Anas crecca A, Cisne de tundra (cisne de Bewick), Cygnus columbianus A, Cisne mudo, Cygnus olor A, Cisne-comum, Cygnus cygnus A, Eider- comum, Somateria molíssima A, Escoteiro comum, Melanitta nigra A, Gadwall, Anas strepera AC, raro, Ganso Brant (ganso brent), Branta bernicla A, Ganso cinzento, Anser anser AC, Ganso cor-de-rosa, Anser brachyrhynchus A, Ganso de feijão, Anser fabalis B, raro, Ganso de grande porte, Anser albifrons A, raro, Ganso do Canadá, Branta canadenses AC, Garganey, Anas querquedula A, raro, Goldeneye comum, Bucephala clangula A, Maior piolho, Aythya marila A, raro, Mallard, Anas platyrhynchos AC, Merganser de peito vermelho, Mergus serrator A, Mergulhão-comum (goosander), Mergus merganser A, raro, Pardal de crista vermelha, Netta rufina A, Pato adornado, Aythya fuligula A, Pato de cauda longa, Clangula hyemalis A, Pato de anca, Aythya collaris A, raro, Pato Ferruginous, Aythya nyroca A, raro, Pato Ruddy, Oxyura jamaicensis C , Pica-pau, Anas clypeata A, Pintail do norte, Anas acuta A, Pochard comum, Aythya ferina A, Rei eider, Somateria spectabilis A, raro, Smew, Mergellus albellus A, raro, Surf scoter, Melanitta perspicillata A, raras e Veludo, Melanitta fusca A, raro.

Grouse

Ordem: Galliformes Família: Tetraonidae

Lagópode dos salgueiros (lagópode vermelho), Lagopus lagopus A

Pheasants e perdizes

Ordem: Galliformes Família: Phasianidae

Codorniz comum, Coturnix coturnix A, Faisão comum, Phasianus colchicus C, Perdiz cinza Perdix perdix AC e Perdiz de pernas vermelhas, Alectorix rufa C.

Loons ou mergulhadores

Ordem: Gaviiformes Família: Gaviidae

Grande mergulhador do norte, Gavia immer A, Mergulhador de garganta preta, Gavia arctica A e Mergulhador de garganta vermelha, Gavia stellata A.

Petrels e shearwaters

Ordem: Procellariiformes Família: Procellaridae

Ceará de Cory, Calonectris diomedea A, rara, Fulmar do Norte, Fulmarus glacialis A, Grande shearwater, Ardenna gravis A, raro, Shearwater balear, Puffinus mauretanicus A, raro, Shearwater macaronésico, Puffinus baroli A, raro, Shearwater Manx, Puffinus puffinus A e Shearwater Sooty, Ardenna griséus A, raro.

Petrels tempestade

Ordem: Procellariiformes Família: Hydrobatidae

O petrel da tempestade de Leach, Oceanodroma leucorrhoa A, raro e Petrel de tempestade europeu, Hydrobates pelagicus A.

Gannets

Ordem: Suliformes Família: Sulidae

Gannet do norte, Morus bassanus A

Cormorants

Ordem: Suliformes Família: Phalacrocoracidae

Grande corvo-marinho, Phalacrocorax carbo A e Peixeiro europeu, Phalacrocorax aristotelis A.

Frigatebirds

Ordem: Suliformes Família: Fregatidae

Magnífico frigatebird, Fregata magnificens A, raro

Garças e beterraba

Ordem: Pelecaniformes Família: Ardeidae

Amendoim, Botaurus stellaris A, raro, Egret de gado, Bubulcus íbis A, raro, Garça- branca, Egretta garzetta A, rara, Garça-real, Ardea alba A, rara, Garça-real, Ardea cinérea A, Garça-real, Ardea purpúrea A, rara, Garça-real negra, Nycticorax nycticorax A, rara e Pequenino, Ixobrychus minutus A, raro.

Spoonbills

Ordem: Pelecaniformes Família: Threskiornithidae

Spoonbill, Platalea leucorodia A, raro

Cegonhas

Ordem: Ciconiiformes Família: Ciconiidae

Cegonha branca, Ciconia ciconia A, rara

Grebes

Ordem: Podicipediformes Família: Podicipedidae

Grande grebe com crista, Podiceps cristatus A, Grebe de pescoço preto, Podiceps nigricollis A, raro, Grebe de pescoço, Podiceps grisegena A, raro, Grebe pequeno, Tachybaptus ruficollis A e Grebe slavoniano, Podiceps auritus A, raro.

Falcões e águias

Ordem: Accipitriformes Família: Accipitridae

Águia de cauda branca, Haliaaetus albicilla B, rara, Águia dourada, Aquila chrysaetos A, rara, Azor, Accipiter gentilis AC , raras, Buzzard comum, Buteo buteo A, raro, Buzzard europeu do mel, Pernis apivorus A, raro, Buzzard, Buteo lagopus A, raro, Gavião-gavião, Accipiter nisus A, Harrier de pântano ocidental, Circus aeruginosus A, raro, Hen harrier Circus cyaneus A, Milho vermelho, Milvus milvus AC , raro e Papagaio preto, Milvus migrans A, raro.

Osprey

Ordem: Accipitriformes Família: Falconidae

Osprey, Pandion haliaetus A, raros

Falcons

Ordem: Falconiformes Família: Falconidae

Falcão peregrino, Falco peregrinus A, Falcão Vermelho-falcão, Falco vespertinus A, raro, Gyrfalcon, Falco rusticolus B, raro, Merlin, Falco columbarius A, Passatempo eurasiano, Falco subbuteo A, raro e Peneireiro-comum, Falco tinnunculus A.

Rails

Ordem: Gruiformes Família: Rallidae

Crack de milho, Crex crex A, raro, Crake manchado, Porzana porzana B, raro, Galeirão, Fulica atra A, Galinha-d'água comum, Gallinula chloropus A, O crake de Baillon, Porzana pusilla B, raro e Trilho de água, Rallus aquaticus A.

Guindastes

Ordem: Gruiformes Família: Gruidae

Guindaste comum, Grus grus A, raro

Oystercatchers

Ordem: Charadriiformes Família: Haematopodidae

Lagosta, Haematopus ostralegus A

Avocets

Ordem: Charadriiformes Família: Recurvirostrídeos

Avocet de pé, Recurvirostra avosetta A, raro

Pedra-curlews

Ordem: Charadriiformes Família: Burhinidae

Rabanete de pau-cinzento, Burhinus oedicnemus A, raro

Tarambolas

Ordem: Charadriiformes Família: Charadriidae

Gafanhoto euro-asiático, Charadrius morinellus A, raro, Pequena tarambola anilhada, Charadrius dubius A, rara, Pluvial dourado, Pluvialis apricaria A, Rancho do Norte, Vanellus vanellus A, Tarambola cinzenta, Pluvialis squatarola A, Tarambola comum, Charadrius hiaticula A, Tarambola dourada americana, Pluvialis dominica A, rara e Tarambola Kentish, Charadrius alexandrinus A, rara.

Sandpipers, snipe e phalaropes

Ordem: Charadriiformes Família: Scolopacidae

Borrelho comum, Actitis hypoleucos A, Borrelho de rabo-branco, Calidris fuscicollis A, raro, Borrelho peitoral, Calidris melanotos A, raro, Borrelho roxo, Calidris marítima A, Borrelho verde, Tringa ochropus A, raro, Borrelho-calcário, Calidris himantopus A, raro, Borrelho-de-búfalo, Calidris subruficollis A, raro, Borrelho-dos-calcanhares, Calidris ferrugínea A, Brânquias, Numenius phaeopus A, Búfalo-comum, Scolopax rusticola A, Comum, snipe, gallinago, gallinago, Curlew Eurasian, Numenius arquata A, Dowitcher Long-billed, Limnodromus scolopaceus A, raro, Dunlin, Calidris alpina A, Falaropo de pescoço vermelho, Phalaropus lobatos A, raro, Falaropo de Wilson, Phalaropus tricolor A, raro, Falaropo vermelho (phalarope cinzento), Phalaropus fulicarius A, raro,Grande bico, Gallinago mínima B, raro, Greenshank comum, Tringa nebularia A, Jack snipe, Lymnocryptes minimus A, Limosa lapponica A, Limosa limosa A, Nó vermelho, Calidris canutus A, Pequenas patas amarelas, Tringa flavipes B, raras, Perna-vermelha manchada, Tringa erythropus A, rara, Pouco período, Calidris minuta A, Redshank comum, Tringa totanus A, Rodapé, Arenaria interpres A, Ruff, Calidris pugnax A, Sanderling, Calidris alba A, Sandpiper de madeira, Tringa glareola A, raro e Temporada de Temminck, Calidris temminckii A, rara.

Skuas

Ordem: Charadriiformes Família: Stercorariidae

Grande skua, Stercorarius skua A, Jaeger de cauda longa (skua de cauda longa), Stercorarius longicaudus A, raro, Parasitárias jaeger (Ártico skua), Stercorarius parasiticus A e Pomarine skua, Stercorarius pomarinus A, raro.

Gaivotas, andorinhas-do-mar e skimmers

Ordem: Charadriiformes Família: Laridae

Andorinha-do-mar ártica, Sterna paradisaea A, Andorinha-do-mar, Onychoprion anaethetus A, raro, Andorinha-do-mar, Thalasseus sandvicensis A, Andorinha-do-mar comum, Sterna hirundo A, Black tern, Chlidonias niger A, raro, Gaivota comum, Larus canus A, Gaivota da Islândia, Larus glaucoides A, raras, Gaivota de arenque, Larus argentatus A, Gaivota de cabeça negra, Chroicocephalus ridibundus A, Gaivota de dorso negro, Larus fuscus A, Gaivota de perna-amarela, Larus michahellis A, rara, Gaivota de Sabine, Xema sabini A, raras, Gaivota Glaucous, Larus hyperboreus A, raro, Gaivota mediterrânica, Ichthyaetus melanocephalus A, raras, Gaivota, Larus delawarensis A, raro, Grande gaivota de dorso preto, Larus marinus A, Kittiwake de pernas-pretas, tridactyla Rissa, Pequena andorinha-do-mar, Sternula albifrons A, Pouca gaivota, Hydrocoloeus minutus A, raro e Terrona-rósea, Sterna dougallii A, rara.

Auks

Ordem: Charadriiformes Família  Alcidae

Alga pequena, Alle alle A, rara, Grande auk, Pinguinus impennis B2, extinto, Guillemot preto, Cepphus grylle A, Murre comum (guillemot), Uria aalge A, Papagaio-do-mar atlântico, Fratercula arctica A e Razorbill, Alca torda A.

Sandgrouse

Ordem: Pteroclidiformes Família: Pteroclididae

Arenito de Pallas, Syrrhaptes paradoxos B, raro

Pombos e pombas

Ordem: Columbiformes Família: Columbidae

Banco, Pomba, Columba, oenas, Um, Pomba de lamentação, Zenaida macroura A, rara, Pomba de tartaruga européia, Streptopelia turtur A, rara, Pomba-de-colônia euro-asiática, Streptopelia decaocto A, Pomba-rochosa, Columba livia A e Pombo de madeira comum, Columba palumbus A

Papagaios

Ordem: Psittaciformes Família: Psittaculidae

Periquito-de-rosa (periquito com anca), Psittacula krameri C

Cuckoos

Ordem: Cuculiformes Família: Cuculidae

Cuco comum, Cuculus canorus A, Cuco-de-bico-amarelo, Coccyzus americanos A, raro e Grande cuco manchado, Clamator glandarius A, raro.

Barn owls

Ordem: Strigiformes Família: Tytonidae

Coruja-celeiro, Tyto alba A

Corujas típicas

Ordem: Strigiformes Família: Strigidae

Coruja de orelhas compridas, Asio otus A, Coruja nevado, Bubo scandiaca B, raro, Coruja pequena, Athene noctua C *, rara, Coruja-preta, Strix aluco A, rara, Coruja-do-mar, Asio flammeus A e Eurasian scops coruja, Otus scops A, raro.

Nightjars

Ordem: Caprimulgiformes Família: Caprimulgidae

Capacete europeu, Caprimulgus europaeus A, raro

Swifts

Ordem: Apodiformes Família: Apodidae

Alpine rápido, Apus melba A, raro e Rápido comum, Apus apus A

Kingfishers

Ordem: Coraciiformes Família: Alcedinidae

Martinho pescatore comum, Alcedo atthis A

Bee-comedores

Ordem: Coraciiformes Família: Meropidae

Bee-eater europeu, Merops apiaster A, raro

Rolos

Ordem: Coraciiformes Família: Coraciidae

Rolamento europeu, Coracias garrulus A, raro

Hoopoes

Ordem: Coraciiformes Família: Upupidae

Eucalipto, Upupa epops A

Woodpeckers

Ordem: Piciformes Família: Picidae

Grande pica-pau manchado, Dendrocopos major A, raro, Pica- pau verde europeu, Picus viridis A, raro e Wryneck euro-asiático, Jynx torquilla A, raro.

Orioles

Ordem: Passeriformes Família: Oriolidae

Oriolus oriolus A, raro

Shrikes

Ordem: Passeriformes Família: Laniidae

Pica pau-cinzento, Lanius excubitor A, raro, Picanço de costas vermelhas, Lanius collurio A, raro, Picanço Woodchat, Lanius senador A, raro e Picanço cinzento, Lanius meridionalis A, raro

Crows

Ordem: Passeriformes Família: Corvidae

Chough de bico-vermelho, Pyrrhocorax pyrrhocorax A, Corvo do Norte, Corvus corax A, Corvo, Corvus, corone, Corvo encapuçado, Corvus cornix A, Gaiano eurasiano, Garrulus glandarius A, raro, Galhada ocidental, Corvus monedula A, Magpie da Europa, Pica pica A e Rook, Corvus frugilegus A.

Kinglets

Ordem: Passeriformes Família: Regulidae

Goldcrest, Regulus regulus A e Rebitador comum, Regulus ignicapilla A, raro.


Tits

Ordem: Passeriformes Família: Paridae

Carbão tit, Periparus ater A, Grande melharuco, Parus major A, Marsh tit, Poecile palustres A, raro e Melharuco azul-azulado, Cyanistes caeruleus A.

Beeded reedling

Ordem: Passeriformes Família: Panuridae

Reedling farpado (barba), Panurus biarmicus A, raro

Larks

Ordem: Passeriformes Família: Alaudidae

Calandra, Melanocorypha calandra A, raras, Cotovia euro-asiática, Alauda arvensis A, Cotovia (cotovia), Eremophila alpestris A, rara e Woodlark, Lullula arbórea A, raro.

Andorinhas e martins

Ordem: Passeriformes Família: Hirundinidae

Areia martin, Riparia riparia A, Andorinha de celeiro, Hirundo rustica A e Casa comum martin, Delichon urbicum A.

Mamas de cauda longa

Ordem: Passeriformes Família: Aegithalidae

Melharuco de cauda longa, Aegithalos caudatus A.

Folhinhas da folha

Ordem: Passeriformes Família: Phylloscopidae

Chiffchaff, Phylloscopus collybita A, Curruca de Bonelli ocidental, Phylloscopus bonelli A, raro, Fauvula obscura, Phylloscopus fuscatus A, rara, Palheta da folha de Pallas, Phylloscopus proregulus A, rara, Toutinegra de salgueiro, Phylloscopus trochilus A, Toutinegra de sobrancelha-amarela, Phylloscopus inornatus A, rara, Toutinegra de madeira, Phylloscopus sibalatrix A, rare e Toutinegra esverdeada, Phylloscopus trochiloides A, rara.

Warblers típicos

Ordem: Passeriformes Família: Sylviidae

Capa preta euro-asiática, Sylvia atricapilla A, Comum, whitethroat, Sylvia, communis, Pequena raiva branca, Sylvia curruca A, rara, Toutinegra de jardim, Sylvia borin A, Toutinegra Sardenha, Sylvia melanocephala A, rara, Toutinegra subalpina, Sylvia cantillans A, rara e Toutinegra barrada, Sylvia nisoria A, rara.

Warblers do gafanhoto

Ordem: Passeriformes Família: Locustellidae

Comum, gafanhoto, toutinegra, Locustella, naevia.

Rainhas de lingüeta

Ordem: Passeriformes Família: Acrocephalidae

Grande toutinegra, Acrocephalus arundinaceus A, rara, Icterine, toutinegra, Hippolais, icterina, Um, raro, Marsh warbler, Acrocephalus palustres A, raro, Toutinegra dos juncos, Acrocephalus schoenobaenus A, Toutinegra melodiosa, Hippolais polyglotta A, rara, Toutinegra, Acrocephalus scirpaceus A, rara e Toutinegra aquática, Acrocephalus paludicola A, rara.

Waxwings

Ordem: Passeriformes Família: Bombycillidae

Waxwing boémio, ombycilla garrulus A, raro

Nuthatches

Ordem: Passeriformes Família: Sittidae

Pica-pau-cinzento euro-asiático, Sitta europaea A, raro

Treecreepers

Ordem: Passeriformes Família: Certhiidae

Treurisador euro-asiático, Certhia familiaris A

Wrens

Ordem: Passeriformes Família: Troglodytidae

Carriça euro-asiática, Troglodytes troglodytes A

Starlings

Ordem: Passeriformes Família: Sturnidae

Estorninho comum, Sturnus vulgaris A e Rosado, starling, Pastor, roseus, Um, raro.

Dippers

Ordem: Passeriformes Família: Cinclidae

Dipper de garganta branca, Cinclus cinclus A.

Thrushes

Ordem: Passeriformes Família: Turdidae

Anel ouzel, Turdus torquatus A, Melro, Turdus merula A, Mistle tordo, Turdus viscivorus A, Redwing, Turdus iliacus A, Tordo de canção, Turdus philomelos A e Tordo-comum, Turdus pilaris A.

Flycatchers e bate-papos

Ordem: Passeriformes Família: Muscicapidae

Amendoim do Norte, Oenanthe oenanthe A, Bluethroat, Luscinia svecica A, raro, Desert wheatear, Oenanthe deserti A, raras, Flycatcher manchado, Muscicapa striata A, Mosca-moscas, Ficedula hypoleuca A, raras, Panquecas, Ficedula parva A, raras, Pisco de peito branco-throated, Irania gutturalis A, raro, Redstart comum, Phoenicurus phoenicurus A, Redstart preto, Phoenicurus ochruros A, Robin, Erithacus rubecula A, Rouxinol comum, Luscinia megarhynchos A, raro, Rouxinol do tordo, Luscinia luscinia A, raro, Stonechat europeu, Saxicola rubicola A, Stonechat siberiano, Saxicola maurus A, raro, Wheatear de orelhas-pretas, Oenanthe hispânica A, rare e Whinchat, Saxicola rubetra A.

Accentors

Ordem: Passeriformes Família: Prunellidae

Dunnock, Prunella modularis A

Pardais

Ordem: Passeriformes Família: Passeridae

Pardal, Passer domesticus A e Pardal de árvore euro-asiático, Passer montanus A.

Wagtails e pipits

Ordem: Passeriformes Família: Motacillidae

Árvore pipit, Anthus trivialis A, raro, O pipit de Richard, Anthus richardi A, raro, Pechora pipit, Anthus gustavi A, raro, Pipit de água, Anthus spinoletta A, raro, Pipit de Olive-backed, Anthus hodgsoni A, raro, Pipit de prado, Anthus pratensis A, Pipit rochoso euro-asiático, Anthus petrosus A, Pipito de garganta-vermelha, Anthus cervinus A, raro, Pipito Tawny, Anthus campestres A, raro, Wagtail amarelo, Motacilla flava A, raro, Wagtail branco (wagtail), Motacilla alba A e Wagtail cinzento, Motacilla cinérea A.

Finches

Ordem: Passeriformes Família: Fringillidae

Bordo vermelho, Loxia curvirostris A, Brambling, Fringilla montifringilla A, Bullfinch eurasian, Pyrrhula pyrrhula A, raro, Comum, chaffinch, Fringilla, coelebs, Um, Hawfinch, Coccothraustes coccothraustes A, raro, Linneira comum, Linaria cannabina A, Pintassilgo europeu, Carduelis carduelis A, Pintassilgo europeu, Chloris chloris A, Redpoll ártico, Acanthis hornemanni A, raro, Redpoll comum, Acanthis flammea A, raro, Redpoll menor, Acanthis cabaré A, Rosefinch comum, Carpodacus erythrinus A, raro, Serino europeu, Serinus serinus A, raro, Siskin eurasiano, Spinus spinus A e Twite, Linaria flavirostris A.

Longspurs e buntings árticos

Ordem: Passeriformes Família: Calcariidae

Ninhada de neve, Plectrophenax nivalis A e Lapónia longspur (Lapónia bunting), Calcarius lapponicus A, raras.

Buntings e parentes

Ordem: Passeriformes Família: Emberizidae

Baltimore oriole, Icterus gálbula A, raro, Bunting de cabeça negra, Emberiza melanocephala A, raro, Bunting de Cirl, Emberiza cirlus A, raro, Bunting de junco comum, Emberiza schoeniclus A, Bunting de Ortolan, Emberiza hortulana A, raros, Bunting do milho, Emberiza calandra A, raro, Bunting rústico, Emberiza rustica A, raro, Pardal de canção, Melospiza melodia A, raro, Pardal de garganta-branca, Zonotrichia albicollis A, raro, Pouco bunting, Emberiza pusilla A, raro, Toutinegra amarelada, Dendroica coronata A, rara e Yellowhammer, Emberiza citrinella A.

FLORA

Curraghs Wildlife Park

Curraghs é o único parque de vida selvagem da ilha. Este parque espaçoso tem um número de animais diferentes, desde borboletas a zebras.

RELEVO

A Ilha de Man faz parte do conjunto geográfico das Ilhas Britânicas, que é um arquipélago do noroeste da Europa. Situa-se no meio do mar da Irlanda, aproximadamente equidistante da Inglaterra (oeste), da Escócia (sul) e da Irlanda do Norte (este). Tem cerca de 48km de comprimento e entre 13 e 24km de largura, com uma área de 572km.

As duas áreas montanhosas são divididas por um vale central. O extremo norte da ilha é excepcionalmente plano. O ponto mais alto, o Snaefell, localiza-se na zona norte e atinge os 621m.

O clima é temperado marítimo do tipo Cfb,com verões moderadamente quentes e mais secos e invernos suaves e mais húmidos. A precipitação anual, abundante, varia entre 1900mm no Snaefell e os 800mm noutras áreas.

A população é de 80.058 habitantes (censo interino de 2006), o que dá uma densidade de 140 pessoas por km². Menos de metade (47,6%) da população atual nasceu na ilha.

HIDROGRAFIA

Rios: Bann, Erne, Foyle, Lagan e Maine.

SUBDIVISÕES

Cidades: Andreas, Arbory, Ballaugh, Braddan, Bride, Castletown, Douglas, German, Jurby, Laxey, Lezrayre, Lonan, Malew, Marown, Maughold, Michael, Onchan, Patrick, Peel, Port Erin, Port Saint Mary, Ramsey, Rushen, Santon.

VEGETAÇÃO

O litoral é escarpado e a vegetação baixa inclui pequeno número de árvores.

IDIOMAS

Gaélico Manx e Inglês.

CULINÁRIA

A sua culinária é à base Italiana.

RELIGIÕES

Cristianismo 71,6%, muçulmanos 2,7%, hinduísmo 1%, judaísmo 1%, outras religiões e não religiosos 23,4% - Dados de 2010.

POLÍTICA

Tal como Jersey e Guernsey, a Ilha de Man não faz formalmente parte do Reino Unido nem integra a União Europeia. Não tem representação parlamentar nem no Reino Unido nem na UE.

A Ilha de Man é uma dependência direta da Coroa Britânica. O Chefe de Estado é a rainha Isabel II a qual detém o título de Senhor de Mann (Lord of Mann). O representante da coroa na ilha é o Lieutenant Governor. A defesa e as relações externas são da responsabilidade do governo do Reino Unido.

A Ilha de Man goza de auto-governo e tem um parlamento autónomo (Tynwald). O Tynwald foi fundado no ano 979 e é considerado o mais antigo parlamento em funcionamento contínuo no mundo. A maioria dos membros do Tynwald são independentes; dois pertencem ao Manx Labour Party e três à Alliance for Progressive Government. Existe uma organização extraparlamentar, o Mec Vannin ("Filhos de Man"), que pretende a alteração do estatuto da ilha e o estabelecimento de uma república soberana independente.

TURISMO

Volta ao tempo que, de alguma forma, ainda parece recente. A ilha é entrecortada por igrejas de pedra, castelos, fortalezas e cruzes celtas intrincadamente esculpidas, todos em variados estados de preservação. Um passeio no barco a vapor Heritage Railway é uma maneira maravilhosa de aproveitar a esplêndida paisagem. Não perca o moinho de água Laxey Wheela da era vitoriana ou o Parque de Vida Selvagem de Curraghs, uma maneira divertida de chegar perto de alguns dos mais adoráveis nativos da ilha.

ECONOMIA

A Ilha de Man é o maior consumidor de desodorantes, playboys e espetos de churrasco do mundo.

ETINIAS

Origens célticas e nórdicas.

INDÚSTRIA

O país não possui indústrias.

PECUÁRIA

Criação de Ovelhas.

COLONIZAÇÃO

Os vikings estabeleceram-se na Ilha de Man no final do século VII. O Reino nórdico de Mann e Ilhas Hébridas foi criado por Godred Crovan em 1079. Esse reino foi separado em 1164 em Reino das Hébridas e Reino de Mann, sob domínio norueguês. Em 1266, pelo Tratado de Perth, o rei Magno VI da Noruega cedeu as ilhas à Escócia. A Ilha de Man passou para controle inglês no século XIV e para a Coroa Britânica em 1765.

DATA DE INDEPENDÊNCIA

Por ser uma dependência do Reino Unido, não possui Data de Independência.

EDUCAÇÃO

Todo cidadão britânico é obrigado a freqüentar o sistema de ensino a partir dos cinco e até os dezesseis anos de idade. Há dois tipos de escola no Reino Unido: as chamadas "state-funded" (que são financiadas pelo governo) e as "independent" (que cobram mensalidades escolares).ÿ

Apesar de ser uma comunidade integrada, existem dois sistemas distintos de cursos e qualificações no Reino Unido, sendo que o primeiro inclui a Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte e o outro é específico para a Escócia. Porém cada um deles é compatível com o outro.

Pré-escola ou educação pré-preparatória

A educação pré-escolar é oferecida tanto pelo sistema independente quanto pelo governamental. Muitas crianças começam sua educação aos três ou quatro anos, em um curso maternal ("nursery") de uma escola primária.

Educação preparatória

No sistema independente, o curso preparatório (ou primário) é oferecido para crianças de cinco a treze anos. Muitos estudantes internacionais começam aos sete anos, freqüentemente nos internatos, e então são transferidos para o curso secundário no sistema independente, quando completam 11 ou 13 anos.

Educação primária

A maioria das crianças britânicas entra no sistema governamental quando começa o curso primário, aos cinco anos de idade, e geralmente muda para o colégio ou escola secundária aos 11 anos.


Educação secundária

Todas as escolas secundárias no Reino Unido - tanto as governamentais quanto as independentes - ensinam alunos até, pelo menos, os 16 anos de idade, preparando-os para as qualificações GCSE (General Certificate of Secondary Education, similar ao ensino secundário brasileiro) ou equivalentes. Um grande número de estudantes internacionais entra no sistema educacional secundário britânico quando completa onze ou treze anos. Muitos deles freqüentam um internato independente ("boarding school").

Em geral, os estudantes de nível secundário cursam uma série de matérias principais, selecionadas pela escola, e outra escolhida a partir de uma lista de matérias eletivas. As matérias principais incluem Inglês, Matemática, Desenho e Tecnologia, Francês ou Alemão, Biologia, Química, Física, História e Geografia. Já as eletivas englobam Administração, Economia, Música, Religião e outras línguas, como o Italiano, Russo e Espanhol.

Educação pós-dezesseis anos

Após completarem o ensino obrigatório e os exames GCSE, aos 16 anos, os estudantes podem, legalmente, abandonar a escola e começar a trabalhar. Entretanto, a maioria estuda para as qualificações "A-levels" em "tutorial colleges" ou "sixth form colleges". Estudantes internacionais normalmente entram no sistema educacional britânico neste momento, por exemplo, fazendo um curso "A-level" como preparação para o ensino superior ou profissionalizante no Reino Unido.

Neste nível, o aluno tem muito mais liberdade de escolha, embora seja aconselhado a selecionar uma combinação de matérias que o ajude na futura carreira ou em sua vida universitária. Além das matérias tradicionais, o aluno pode escolher dentre uma vasta gama de disciplinas, incluindo Comunicação, Fotografia, Educação Física, Teatro etc.

A maioria dos "tutorial colleges" proporcionam um ambiente de estudo menos formal que os "sixth form colleges". Nos dois casos, porém, as turmas são pequenas, com atenção individual e, no geral, reconhecendo o aluno como adulto.

Educação pós-dezoito anos

Normalmente, os alunos dos "tutorial" ou "sixth form colleges" terminam seu curso secundário aos 18 anos, com uma qualificação "A-level" ou equivalente, e então continuam seus estudos em cursos profissionalizantes ou no ensino superior. As principais opções são:

- "Further Education" - termo utilizado para descrever a educação e o treinamento - em geral profissionalizantes - que acontecem após a idade de término dos estudos, ou seja, dezesseis anos (incluindo cursos técnicos e alguns cursos de graduação). Mais de seiscentos "further education colleges", tanto governamentais quanto independentes, oferecem uma ampla variedade de programas, incluindo cursos de idioma inglês, GCSEs e "A-levels" (ou outros equivalentes), cursos técnicos ou de ofícios, cursos de acesso ("access e foundation courses") e alguns cursos de graduação.

- Ensino Superior ("Higher Education", incluindo cursos de graduação, programas de pós-graduação e MBAs) - este é o termo utilizado para descrever a educação oferecida em universidades, faculdades e instituições que ministram cursos em nível de graduação ou nível superior a este. O Reino Unido tem mais de noventa universidades e mais de cinqüenta faculdades de ensino superior que oferecem uma ampla variedade de cursos, a maioria levando a graduações ou qualificações equivalentes, pós-graduação, MBAs e doutorados.

Variedade

As áreas de formação disponíveis vão desde as tradicionais, como ciências, artes e humanidades, até as opções menos convencionais, como estudos para a paz ou tecnologia da música. Segundo o Conselho Britânico, os cursos baseados nas áreas de negócios, de engenharia e de tecnologia são os mais populares entre os estudantes internacionais.

FRONTEIRAS

Por ser uma ilha, o país não possui fronteiras.

TRAJES TÍPICOS

Não foi encontrado.

MINERAÇÃO

O país não possui Minérios.

ESPORTES

A TT (Tourist Trophy) da Ilha de Man ou Isle of Man TT, é uma corrida de motocicleta realizada anualmente nas ruas da pequena Ilha de Man, uma comunidade autónoma situada no mar entre a Irlanda e Grã-Bretanha.

LEMA

Latim: Quocunque Jeceris Stabit

Inglês: Whithersoever you throw it, it will stand

Português: Para onde quer que o atires, ele vai ficar

FORÇAS ARMADAS

O país não possui Forças Armadas.



2194