GEOGRAFIA PURA

Bahrein, Barém, Barein ou Bareine

SIGNIFICADO DO NOME

do árabe, significando “dois mares”. Exatamente as quais mares se refere é motivo de debate. O Bahrein está localizado na baía formada pela península Arábica e a península do Qatar, e alguns acreditam que os “dois mares” são as águas da baía em cada lado da ilha. Outros acreditam que é uma referência à posição do Bahrein como uma ilha no Golfo Pérsico, separada pelos “dois mares” da costa da Arábia ao sul e do Irã ao norte. Acredita-se também que o primeiro é o mar em torno da ilha e o segundo são os abundantes mananciais de água mineral no subsolo da ilha.

CONTINENTE

Oriente Médio

BANDEIRA

SINIFICADO DA BANDEIRA

A Bandeira do Bahrein foi modificada em 2002.

A bandeira consiste de uma banda branca à tralha, separada duma área vermelha ao batente por cinco triângulos que formam uma linha serrada.

A bandeira anterior do Bahrein tinha mais triângulos, mas esta modificação foi feita em 2002 para que os triângulos passassem a simbolizar os Cinco Pilares do Islão.

O vermelho aparentemente vem da seita Cardejita do Islão, e as mais antigas bandeiras conhecidas do Bahrein eram simplesmente vermelhas.

No século XIX foi adicionada uma lista branca para indicar as tréguas feitas com os países vizinhos, e depois foram acrescentados os triângulos serrados para distinguir a bandeira do Bahrein das dos seus vizinhos.

MAPA

BRASÃO

O brasão de armas do Bahrein foi desenhado nos anos 1930 pelo Conselheiro britânico do Rei do Bahrein (então o emir). O escudo contém o mesmo desenho encontrado na bandeira nacional com um escudo no centro. Consiste em um campo de gules com una franja dentada (com seis pontas) de prata, situada com o chefe. Ao redor do escudo apresentam-se lambrequíns de gules e prata que o decoram.

HINO

Em Árabe

بحرينُنـا ، مَليكُنـا ، رمـزٌ الوئـام

دستـورٌهـا عـالـي المكـانةِ والمقـامْ

ميثـاقُهـا نهـجُ الشريعةِ والعروبةِ والقيمْ

عاشتْ مملكَة البحريـن

بلـدُ الكِـرامْ ، مهد السـلامْ

دستورُها عـالـي المكانـةِ والمقـامْ

ميثـاقُهـا نهـجُ الشريعـةِ والعروبـةِ والقيـمْ

عـاشـتْ مملكـَةُ البحريـن

Transliteração

Baḥrainunā, Malīkunā, Ramz al-wi'ām

Dustūruhā 'alī al-makanah wal-maqām

Mīthāquhā nahj ash-shari'ah wal-'urūbah wal-qiyam

Ashat mamlakah al-Baḥrain

Balad al-kirām, Mahd as-salām

Dustūruhā 'alī al-makanah

wal-maqām

Mīthāquhā nahj ash-shari'ah wal-'urūbah wal-qiyam

Ashat mamlakah al-Baḥrain.

Em Português

Nosso Bahrein

Nosso Rei

Um símbolo de harmonia

A sua constituição é guardada e estimada

A sua lei é a Xaria, o arabismo e os valores

Viva o Reino do Bahrein!

País de nobres,

Berço da paz,

A sua constituição é guardada e estimada

A sua lei é a Xaria, o arabismo e os valores

Viva o Reino do Bahrein!



SIGNIFICADO DO HINO

"Bahrainona" ("Nosso Bahrein") é o hino nacional de Bahrein e passou a ser usado em 1971. A letra é de Mohamed Sudqi Ayyash (1925), mas o autor da música é desconhecido.

CAPITAL

Manama

MOEDA

Dinar Bareinita (ou Dinar do Bahrein)

ARQUEPÉLAGOS

O país é um Arquipélago.

CLIMA

O clima no país é árido, com temperaturas elevadas no verão, superando uma média de 28°C, e moderadas no inverno, com média de 21°C. As precipitações de chuvas não passam oitenta milímetros anuais, e se concentram no inverno.

CONDADOS

O país é um Arquipélago, logo não possui Condados.

DUCADOS

O país é um Arquipélago, logo não possui Ducados.

ILHAS

O país é um conjunto de ilhas.

PRINCIPADOS

O país é um Arquipélago, logo não possui Principados.

FAUNA

A fauna é formada por mamíferos, como a gazela, a lebre e o mangusto. Apenas dezoito espécies de mamíferos foram descobertos no Bahrein, animais como gazelas, coelhos deserto e ouriços do mar são comuns em estado selvagem, mas o Oryx Arabian foi caçado para a prática de extinção na ilha. 25 espécies de anfíbios e répteis foram registrados e 21 espécies de borboletas e 307 espécies de plantas. Os biótopos marinheiros são diversas e incluem grandes áreas de ervas marinhas e marés apartamentos, amplos recifes de coral e atóis. pradarias marinhas são os locais de alimentação importantes para algumas espécies apresentam como dugongos e tartarugas verdes. Em 2003, Bahrein proibiu a captura de dugongos, tartarugas marinhas e golfinhos nas suas águas territoriais.

FLORA

A faixa setentrional das ilhas de Bahrein conta com importantes reservas aquíferas, proporcionando tâmaras, frutos frescos e verduras. A pesca tem encontrado uma nova prosperidade com a inauguração de uma fatoria congeladora de camarões, destinados à exportação. Porém, tem diminuido a pesca das célebres pérolas de Bahrein.

RELEVO

O relevo desta ilha, de origem calcárea, é formado principalmente por planícies. Ela está coberta em grande parte por dunas, que ao sul transformam-se em pântanos salinos. Só em uma estreita faixa costeira no golfo Pérsico é que existe uma agricultura intensiva.

HIDROGRAFIA

O Bahrein é um arquipélago de trinta e cinco ilhas e ilhotas que fica no Golfo Pérsico, mas só três são habitadas. Não tem rios, só águas subterrâneas que são usadas na agricultura de irrigação. Acumulam águas de chuva e retiram água do mar fazendo dessalinização isto é tornam a água salgada em água doce.

SUBDIVISÕES

Províncias

Municípios

Capital

Al Manamah e Jidd Hafs.

Central

Al Mintaqah al Wusta, Ar Rifa' wa al Mintaqah al Janubiyah, Madinat 'Isa e Sitrah.

Muharraq

Al Hadad e Al Muharraq.

Norte

Al Mintaqah al Gharbiyah, Al Mintaqah al Wusta, Al Mintaqah al Shamaliyah, Jidd Haffs e Madinat Hamad.

Sul

Al Mintaqah al Gharbiyah, Ar Rifa'wa al Mintaqah al Janubiyah e Juzur Hawar.



VEGETAÇÃO

Desertificação resultante da degradação das terras aráveis limitadas, os períodos de seca, poeira e tempestades; costeiras degradadas (danos causados às zonas costeiras, recifes de corais, mar e vegetação), resultante de derrames de petróleo e outras descargas de grandes petroleiros, refinarias de petróleo, distribuição e estações; falta de recursos de água doce (águas subterrâneas e de água do mar são as únicas fontes de água para todas as necessidades).

Acordos internacionais assinados, mas não ratificados: Biodiversidade, Mudanças Climáticas, Alterações Climáticas, Protocolo de Kyoto, desertificação, resíduos perigosos, o Direito do Mar, Proteção da Camada de Ozônio, Zonas úmidas.

IDIOMAS

Árabe e inglês

CULINÁRIA

O iogurte local é delicioso e faz parte do pequeno-almoço tradicional com Kaboo quente (pão), ovos e chá ou café. O halwa é um doce tradicional da região, você pode comprar quente a qualquer confeitaria e provar que estamos passear ou comer-lo mais tarde fria como um lanche, ela permanece em uma posição para ser consumido por um longo tempo (há turistas que carregam-lo na mala de viagem!). queijos típicos também são muito saborosos.

O prato típico do país é baseada em arroz, legumes e carne ou peixe, acompanhado por pão típico árabe. O prato mais festiva é ghouzi, cordeiro assado recheado de frango, ovos, arroz, cebola e muitas especiarias. Os pratos mais populares são o Shawarma, pão recheado com frango ou cordeiro e falafel, homus almôndegas. peixe fresco muito e todos muito picante.

Como em todos os países árabes, a massa é muito doce e delicioso. Ele toma café todo o dia e é delicioso como chá.

Uma curiosidade é o aumento no Bahrein que estão tendo ultimamente, o "café-shisha" em lugares onde as tubulações de água fumar rapé sabor (baunilha, mel, maçã ...), enquanto toma café, conversando, jogando o letras. Eles são frequentados por estrangeiros que vivem nos lugares do país e pode ser uma experiência nova para muitos. Enquanto Bahrein é um país muçulmano, o álcool não é proibido.

RELIGIÕES

As principais religiões do Bahrein são o Tio-mohamedísmo, culto no qual o fantasma de tio Ali Mohamed é o maior sacerdote e acima dele só está Maomé, e o islamismo sunita.

Há, entretanto, um movimento recém criado que busca voltar as raízes do Bahrein, a prática pública do montinho, a religião e tática militar do mesmo nome.

POLÍTICA

O Bahrein é uma monarquia constitucional com um primeiro-ministro e um gabinete integralmente apontados pelo Monarca.

O atual primeiro-ministro (que é o mesmo desde 1971), bem como a totalidade do gabinete são da família real.

Esse estado tem órgãos bicamerais compostos por um conselho consultivo e um conselho dos representantes. Na teoria esses dois conselhos deveriam equilibrar-se, mas, na prática, o primeiro tem completa ascendência sobre o segundo, gerando algumas tensões entre a maioria da população que se opõe à monarquia governante e à minoria que a apoia. É interessante observar que no Bahrein a maioria da população (70%) é xiita, mas a família reinante Al Khalifa é sunita; todavia o Bahrein é um país relativamente estável e com poucos conflitos religiosos entre as duas vertentes muçulmanas

TURISMO

O Reino do Bahrein é um arquipélago no Oriente Médio, localizado no Golfo Pérsico, envolto em uma parte do mar tendo de um lado a Arábia Saudita e, do outro, o Qatar. É considerado um oásis do liberalismo social - ou pelo menos são moderadamente amigáveis aos ocidentais - dentre os países muçulmanos da região. É um local popular entre os turistas por ser "genuinamente árabe" e não ter aplicação estrita da lei islâmica sobre a minoria não-muçulmana. Para exemplificar, bebidas alcoólicas são legais no Bahrein. Apesar de possuir uma economia baseada no petróleo, sua cultura transformou o país em uma meca de consumo, fato esse que ajudou o local a desenvolver uma classe média bem cosmopolita que não existe em outros países vizinhos, onde uma pequena minoria é milionária e as massas vivem a nível de subsistência.

O que é e como é Bahrein?

O Bahrein é o menor dos países independentes do Golfo Pérsico, e sempre andou na corda bamba no que diz respeito às relações diplomáticas com seus vizinhos. O país possui algumas reservas de petróleo, mas se estabeleceu como base de refinarias e também de bancos internacionais, ao mesmo tempo conseguindo ser uma monarquia social-liberal (pelo menos para os padrões do Golfo Pérsico). Sua economia depende muito de um pequeno número de sauditas interessados em entretenimento, não existente devido às estritas leis islâmicas do Reino da Arábia Saudita.

A capital do Bahrein é Manama, e possui 155 mil habitantes, sendo a maior cidade do país. As Ilhas Hawar, um destino turístico para os amantes de natureza, apesar de serem muito mais próximas do Qatar, fazem parte do Bahrein após uma longa disputa pela soberania das ilhas entre os dois países. O Bahrein possui clima tropical desértico e é famoso por suas praias. Os invernos no Bahrein são secos e as temperaturas de dia ficam em torno dos 21°C e em média 12°C à noite. A primavera e outono são bem agradáveis, com tempo seco e noites que refrescam até os 15°C após dias de 29°C ou 30°C. O verão é muito quente no Bahrein, com as temperaturas durante o dia variando entre os 35°C a 43°C, e as noites entre 23°C e 26°C. 

E os conflitos que andaram ocorrendo?

O Bahrein participou da ação militar contra o Talibã em outubro de 2001, em sequência aos atentados terroristas nos Estados Unidos, colocando à disposição uma fragata no Mar da Arábia para operações de resgate e humanitárias. Em resultado a isso, em novembro daquele ano, o presidente americano George W. Bush designou o Bahrein como "um grande aliado fora da OTAN". O Bahrein se opôs à invasão do Iraque e ofereceu asilo a Saddam Hussein nos dias anteriores à invasão. As relações melhoraram com o vizinho Qatar após a disputa com as Ilhas Hawar ter sido resolvida na Corte Internacional de Justiça em Haia em 2001. Após a liberalização política do país, o Bahrein negociou um tratado de livre comércio com os Estados Unidos em 2004.

Inspirados pela Primavera Árabe que ocorria na região, grandes protestos começaram no Bahrein no início de 2011. O governo inicialmente permitiu que os protestos ocorressem após uma perseguição aos manifestantes. Um mês depois o governo pediu ajuda da Arábia Saudita e de outros países do Golfo, declarando estado de emergência por três meses. Desde então o governo começou uma perseguição à oposição, levando a milhares de prisões. Confrontos quase diários com as forças do governo e os manifestantes levaram a dezenas de mortes. Os protestos, algumas vezes liderados pelos partidos da oposição, ainda continuam.

Como chegar lá?

Cidadãos portugueses podem conseguir um visto por 14 dias na chegada ao Bahrein. Brasileiros necessitam de visto antecipado, necessitando de carta-convite primária feita pelo hotel ou pessoa que irá lhe hospedar no Bahrein. De posse desse documento e da solicitação antecipada, o visto é concedido no desembarque no Bahrein. Tenha o Certificado Internacional de Vacinação contra a febre amarela, realizado nos aeroportos internacionais do Brasil, gratuitamente. O Aeroporto Internacional do Bahrein fica em Murraraq, bem próximo à capital Manama. É a base principal da companhia aérea Gulf Air, possuindo excelentes voos de conexão para toda a região do Golfo Pérsico e Europa. O aeroporto possui boas opções de duty free para os que esperam por voos. Saindo o Brasil, a recomendação é voar com a Qatar Airways até Doha (Qatar) ou com a Emirates para Dubai (Emirados Árabes Unidos) e de lá fazer conexão para o Bahrein, um voo realmente curto. É proibido tirar fotos no interior do aeroporto.

É fácil andar por lá?

Não muito. De táxi, os taxímetros parecem estar sempre "quebrados", cobertos por algo, não estão no lugar ou simplesmente não existem, então nessa modalidade sempre é necessário combinar o preço antes da corrida. E prepare-se para os taxistas cobrando preços absurdos. Após um acordo feito em 2008, a maioria dos taxistas resolveu usar o taxímetro, mas é possível que você encontre um espertinho. Sempre que estiver viajando do/para o aeroporto, use os táxis com teto vermelho e branco ou os táxis "londrinos". Existe uma regra também de que, se o taxímetro não foi usado, nada pode ser cobrado. Se você insistir nisso e chamar a polícia, o taxista rapidamente vai fazer a cobrança do valor correto. Os ônibus públicos existem para várias localidades da ilha, mas entender o sistema é muito confuso para visitantes devido à falta de tabelas de horários e mapas. Alugar um carro é um bom sistema para se conhecer a ilha, mas carros alugados não podem cruzar a fronteira para a Arábia Saudita.

O que tem pra se ver lá?

Bahrein possui alguns fortes: o Qala'at al-Bahrain fica a uns dez minutos de carro de Manama, reformado e em boas condições. Ao lado fica um museu que mostra os vários períodos islâmicos na ilha. Em Muharraq existem dois fortes, um deles é o Arad, do século 16, construído pelos árabes e conquistado pelos portugueses em 1559. Bahrein possui muitos museus, basicamente sobre a história e cultura islâmica do país. As praias do Bahrein possuem geralmente águas claras e bem calmas, as temperaturas são sempre altas e até mesmo no inverno é possível frequentar as areias do Golfo. A Árvore da Vida é especial por estar sozinha no meio do deserto em meio a poços de petróleo, só sendo possível chegar lá de carro. Existem vários sítios arqueológicos da Pré-História no Bahrein, incluindo o maior cemitério pré-histórico do mundo.

Qual o custo de vida pra um turista lá?

A moeda do Bahrein é o dinar, dividido em 1.000 fils. O dinar é uma das moedas mais fortes do mundo e a taxa de câmbio frente ao real brasileiro de hoje era de 1 dinar = R$ 5,41. Assim como a maioria dos países do Golfo Pérsico, o Bahrein não é um lugar barato. O custo vem aumentando, e um jantarzinho sai por uns R$ 25 e o aluguel de um automóvel sairá por entre R$ 60 a R$ 120 ao dia. Pode parecer bom, mas o problema é com a hospedagem. Um hotel "simples" tem diárias de R$ 550. Não viaje pelo Bahrein durante o GP de Fórmula 1, pois os preços quadriplicam. Um quarto no bom Gulf Hotel nesse período pode sair mais de R$ 1.600 a noite.

Como é o trabalho lá?

A maior parte da população do Bahrein é estrangeira (em torno de 62% do total). Uma minoria dos estrangeiros trabalha no setor financeiro, mas a maioria deles são trabalhadores braçais, policiais, motoristas e artesãos de classe social inferior com salários muito ruins. As condições de trabalho para essas pessoas são péssimas e existem frequentes acusações de "escravidão moderna" no país. Vários subsídios que eram pagos aos estrangeiros no passado hoje não existem mais, como moradia, planos de saúde, voos para casa uma vez por ano etc. O grande problema dos estrangeiros é a dívida. A economia do Bahrain é estruturada de tal forma a encorajar que os estrangeiros vivam no limite de sua renda mensal, sendo quase impossível juntar algum dinheiro. Existem processos na justiça contra estrangeiros que resultam em uma proibição mundial de viajar em questão de minutos se não pagarem suas dívidas. Dessa forma, o contrato de trabalho é cancelado e eles não podem pagar as dívidas ainda mais. Existem relatos de estrangeiros que ficaram "presos" no Bahrein por causa desse dilema e vários morreram no país sem conseguirem sair para fazerem tratamento médico, pois não conseguiram também ter acesso ao sistema de saúde do Bahrein.

O que um estrangeiro deve observar nos costumes?

O Bahrein é uma nação que recebe bem o turista mas é obrigatório mostrar respeito e cortesia em referência às práticas culturais e religião deles em todos os momentos. Quando estiver andando em locais abertos onde existem outros árabes, é recomendável usar calças longas ou bermuda, e mulheres nunca devem usar um vestido que deixe qualquer coisa transparente ou à mostra. Entretanto, em clubes de praia e hotéis, trajes de banho, biquínis e bermudas são tranquilos de serem usados. Nunca mostre sinais de afeto a um membro do sexo oposto em público (muito menos do mesmo sexo!). Pessoas foram presas por se beijarem em público e isso não é tolerado de forma alguma na sociedade do Bahrein. Sempre evite qualquer tipo de confronto e nunca se envolva em discussões, especialmente com um nativo.

ECONOMIA

A produção e o refinamento de petróleo responde a aproximadamente por 60% das exportações, 60% dos rendimentos do governo local e 30% do PIB. Com uma rede desenvolvida de transporte e comunicação, Bahrein sedia diversas firmas multinacionais com negócios no Golfo.

Em 1932, foi descoberto petróleo em Awali, no centro da ilha de Bahrein. A extração do óleo era controlada por petrolíferas norte-americanas, mas passou em grande parte para a administração da BAPCO (Bahrein Petroleum Company). A extração de gás natural e petróleo adquiriu fundamental importância ao país. O arquipélago se tornou centro produtor e ponto de refinação e embarque do óleo cru vindo da Arábia Saudita, que o envia por um oleoduto submarino.

Com a renda do petróleo, diversos projetos industriais em outros segmentos estão em andamento, nas áreas de cimento, alumínio e construção naval. As antigas atividades piratas dos nativos foram substituídas pelo tráfego de frota mercante moderna. O desenvolvimento das atividades bancárias e de serviços transformou Bahrein num dos principais centros financeiros e comerciais do Médio Oriente. Esta situação é exemplificada por uma moderna rede de comunicações e pelo aeroporto internacional situado na ilha de Muharraq.

O uso das águas subterrâneas possibilita a prática da horticultura, porém, em quantidade insuficiente para atender toda a população. A tradicional coleta de ostras perolíferas quase desapareceu, em detrimento da menor rentabilidade que a cultura oferece perante a competição das pérolas cultivadas.

Entretanto, o desemprego, especialmente entre os jovens, e a deterioração dos lençóis subterrâneos de água são as principais preocupações nacionais a longo prazo.

ETINIAS

Americano, Árabe, Bahrein, Árabe, genérico, Britânico, Coreano, Filipino, Tagalog, Gujarati Zimbabwe, Speaker judaica, árabe, Kurd, Kurmanji, Malayali, Persa, Surdo, Tamil (tradições hindus), Telugu, Turco e Urdu.

INDÚSTRIA

A produção e o refinamento de petróleo responde a aproximadamente por 60% das exportações, 70% dos rendimentos do governo local e 11% do PIB de Bahrein. Com uma rede desenvolvida de transporte e comunicação, o país sedia diversas firmas multinacionais com negócios no Golfo Pérsico.

Em 1932, foi descoberto petróleo em Awali, no centro da ilha de Bahrein. A extração do óleo era controlada por petrolíferas norte-americanas, mas passou em grande parte para a administração da BAPCO (Bahrein Petroleum Company). A extração de gás natural e petróleo adquiriu fundamental importância ao país. O arquipélago se tornou centro produtor e ponto de refinação e embarque do óleo cru vindo da Arábia Saudita, que o envia por um oleoduto submarino.

Com a renda do petróleo, diversos projetos industriais em outros segmentos estão em andamento, nas áreas de cimento, alumínio e construção naval. As antigas atividades piratas dos nativos foram substituídas pelo tráfego de frota mercante moderna. O desenvolvimento das atividades bancárias e de serviços transformou Bahrein num dos principais centros financeiros e comerciais do Médio Oriente. Esta situação é exemplificada por uma moderna rede de comunicações e pelo aeroporto internacional situado na ilha de Muharraq.

O uso das águas subterrâneas possibilita a prática da horticultura, porém, em quantidade insuficiente para atender toda a população. A tradicional coleta de ostras perolíferas quase desapareceu, em detrimento da menor rentabilidade que a cultura oferece perante a competição das pérolas cultivadas.

PECUÁRIA

Bovinos, Caprinos, Ovinos e Pesca.

COLONIZAÇÃO

No Golfo Pérsico, os portugueses conquistam Ormuz em 1515 e, devido à posição estratégica na região, o Bahrein em 1521. Em 1522 o rei hindu de Sonda na Indonésia procurou selar uma aliança com os Portugueses em Malaca para se defender do aumento de poder muçulmano no centro de Java.convidando-os a construir uma fortaleza no porto de Kalapa (atual Jacarta). O Tratado de Sunda Kalapa (1522) foi selado com um padrão, mas os portugueses não conseguiriam cumprir a promessa de voltar no ano seguinte: nesse ano torna-se governador da Índia Duarte de Meneses que, após uma administração desastrosa, é enviado sob prisão para o reino e substituído por Vasco da Gama, que veio a falecer em Cochim em 1524. Entre 1522 e 1529, na sequência da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, os castelhanos contestaram o limite Este do Tratado de Tordesilhas, disputando as valiosas Molucas "berço de todas as especiarias" e as Filipinas com os portugueses. Em 1529 D. João III e Carlos I de Espanha selaram o Tratado de Saragoça, que definia a continuação do meridiano de Tordesilhas no hemisfério oposto, a leste das ilhas Molucas, cedidas pela Espanha mediante o pagamento de 350.000 ducados de ouro.

Em 1533, Portugal conquista Baçaim, a cerca de 50 quilômetros de Bombaim. Em 1534, Guzerate foi ocupada pelos mogóis e o sultão Bádur Xá de Guzerate foi forçado a firmar o tratado de Baçaim, onde estabelecia uma aliança para recuperar o seu país, cedendo em troca Damão, Diu, Bombaim e Baçaim. Em 1535, o capitão António de Faria, partindo de Da Nang, onde os portugueses tinham aportado em 1516, na então chamada Cochinchina (atual Vietname), tentou estabelecer um posto comercial em Faifo, o que falhou.

Em 1538, a fortaleza de Diu é novamente cercada por 54 navios otomanos. Um outro cerco falhado em 1547 poria fim às ambições otomanas, confirmando a hegemonia portuguesa.

DATA DE INDEPENDÊNCIA

14/08/1917

O Bahrein é hoje uma das maiores potências petrolíferas do mundo. Localizado entre o Golfo Pérsico, o Qatar e a Arábia Saudita, ele compreende um arquipélago que recebe o mesmo nome e tem uma superfície total de apenas 692Km². Ao longo da História a região foi bastante cobiçada, primeiro por sua localização estratégica e, mais tarde, pelo seu potencial petrolífero descoberto em 1932.

O controle da região mudou de mãos diversas vezes. Em 1521 o país foi ocupado pelos portugueses e em 1602 caiu em poder do império persa. Em 1783, Ahmad ibn Khalifa, oriundo da Arábia Saudita, obteve a independência e fundou a dinastia reinante até hoje. Sucessivos tratados negociados ao longo do século XIX acabaram fazendo do arquipélago um protetorado britânico.

Somente em 1971 o Bahrein recuperou a independência e se transformou em emirado. Dois anos mais tarde, promulgou-se uma constituição que consagrou o regime monárquico tradicional e estabeleceu uma câmara parlamentar.

EDUCAÇÃO

Não foi encontrada.

FRONTEIRAS

Não possui fronteira terrestre, estando próximo à Arábia Saudita e ao Catar.

TRAJES TÍPICOS

A mulher no Bahrein usa a abaya e o niqāb, que são respectivamente um enorme manto negro e uma máscara negra que na prática podem ser de qualquer coisa desde que escondam absolutamente a mulher.

O homem usa o Thawb, aquele trapo que os personagens de Aladdim usavam quase todos, com turbante.

MINERAÇÃO

Em 1932, foram descobertas reservas petrolíferas no território nacional, fato que fez de Barein o primeiro país do Oriente Médio a produzir e exportar petróleo. Desde então, esse produto se tornou a principal fonte de receitas financeiras, respondendo por 30% do Produto Interno Bruto (PIB) e 60% das exportações. No entanto, estimativas apontam que as reservas de petróleo irão se esgotar em menos de 50 anos.

ESPORTES

O automobilismo (também conhecido como corridas de automóveis ou desporto motorizado) é um desporto relacionado com competição com automóveis. É um dos desportos mais populares do mundo e talvez aquele em que a comercialização seja mais intensa e de forte influência midiática.

Apesar de o regulamento do COI (Comitê Olímpico Internacional) prever que “qualquer esporte, disciplina ou evento em que o desempenho dependa essencialmente de propulsão mecânica não será aceito”, desde 2011 o automobilismo é reconhecido como esporte pela entidade máxima olímpica.

O basquetebol ou bola ao cesto é um jogo desportivo coletivo inventado em 1891 pelo professor de Educação Física canadense James Naismit, na Associação Cristã de Rapazes de Springfield, Massachusetts, Estados Unidos. É disputado por duas equipes de 10 jogadores (5 em campo e 5 suplentes) que têm como objetivo passar a bola por dentro de um cesto e evitar que a bola entre no seu cesto colocado nas extremidades da quadra, seja num ginásio ou ao ar livre.

Os aros que formam os cestos são colocados a uma altura de 3 metros e 5 centímetros. Os jogadores podem caminhar no campo desde que driblem (batam a bola contra o chão) a cada passo dado. Também é possível executar um passe, ou seja, passar a bola em direção a um companheiro de equipe.

O basquetebol é um desporto olímpico desde os Jogos Olímpicos de Verão de 1936 em Berlim.

O nome vem do inglês basketball, que significa literalmente "bola no cesto". É um dos esportes mais populares do mundo.

Em Dezembro de 1891, o professor de educação física canadense James Naismit, do Springfield College (então denominada Associação Cristã de Rapazes), em Massachusetts, Estados Unidos, recebeu uma tarefa de seu diretor: criar um desporto que os alunos pudessem praticar em um local fechado, pois o inverno costumava ser muito rigoroso, o que impedia a prática do Baseball e do Futebol Americano.

James Naismith logo descartou um jogo que utilizasse os pés ou com muito contato físico, pois poderiam se tornar muito violentos devido às características de um ginásio, local fechado e com piso de madeira.

Logo escreveu as treze regras básicas do jogo e pendurou um cesto de pêssegos a uma altura que julgou adequada: 10 pés, equivalente a 3,05 metros, altura que se mantém até hoje; já a quadra possuía, aproximadamente, metade do tamanho da atual.

Em contrastes com as redes de basquete moderno, em cesta de pêssegos manteve a sua parte inferior, e as bolas tinham que ser retiradas manualmente após cada "cesto" ou ponto marcado, o que provou ser ineficaz. Dessa forma, um buraco foi perfurado no fundo da cesta, permitindo que as bolas fossem retiradas a cada vez com uma longa vara. Os cestos de pêssegos foram utilizados até 1906, quando foram finalmente substituídos por aros de metal com tabela.

Uma outra alteração foi feita logo cedo, de forma que a bola apenas passasse pela cesta, abrindo caminho para o jogo que conhecemos hoje. Uma bola de futebol foi usada para acertar as cestas. Sempre que uma pessoa arremessava uma bola na cesta, a sua equipe ganharia um ponto. A equipe com o maior número de pontos ganhava o jogo. As cestas foram originalmente pregadas ao balcão do mezanino da quadra de jogo, mas isto se provou impraticável quando os espectadores no balcão começaram a interferir nos arremessos. A tabela foi introduzida para evitar essa interferência, que teve o efeito adicional de permitir rebotes. Esse desporto chama-se "basquetebol".

O futebol, também referido como futebol de campo, futebol de onze e, controversamente, futebol associado (em inglês: association football, football, soccer), é um desporto de equipe jogado entre dois times de 11 jogadores cada um e um árbitro que se ocupa da correta aplicação das normas. É considerado o desporto mais popular do mundo, pois cerca de 270 milhões de pessoas participam das suas várias competições. É jogado num campo retangular gramado, com uma baliza em cada lado do campo. O objetivo do jogo é deslocar uma bola através do campo para colocá-la dentro da baliza adversária, ação que se denomina golo ou gol. A equipe que marca mais gols ao término da partida é a vencedora.

O jogo moderno foi criado na Inglaterra com a formação da The Football Association, cujas regras de 1863 são a base do desporto na atualidade. O órgão regente do futebol é a Federação Internacional de Futebol (em francês: Fédération Internationale de Football Association), mais conhecida pela sigla FIFA. A principal competição internacional de futebol é a Copa do Mundo FIFA, realizada a cada quatro anos. Este evento é o mais famoso e com maior quantidade de espectadores do mundo, o dobro da audiência dos Jogos Olímpicos.

Hipismo é a modalidade da arte de montar a cavalo que compreende todas as práticas desportivas que envolvam este animal. Sendo assim, é o maior esporte feito com cavalos no mundo inteiro. Dentre elas envolvem as diferentes provas, como saltos, adestramento, corridas, atrelagem, e o pólo. Algumas constituem mesmo o pentatlo moderno, que é também disputado nas Olimpíadas.

Apesar de existir desde a antiguidade, suas regras e competições modernas surgiram no ano de 1883, nos Estados Unidos. No programa dos Jogos Olímpicos modernos, o hipismo foi incluído nos Jogos de Verão de 1912 em Estocolmo, Suécia.

Porém, não pode ser confundida com a equitação, pois hipismo é o conjunto de esportes praticados pela aliança entre homem e cavalo em qualquer modalidade de esporte. Já a equitação, é a arte da cavalgada, o treinamento feito para compreender melhor a psicologia do cavalo, e coordenar a consciência corporal humana à do animal buscando equilíbrio e harmonia de movimentos de ambos, como um todo. A equitação faz parte da prática de hipismo, uma vez que a arte de cavalgar é introdução para os exercícios posteriores como salto ou adestramento, e não a mesma coisa. Ela é hoje muito utilizada na área terapêutica, como a equoterapia.

O rúgbi ou râguebi, também chamado rugby, é um esporte coletivo de intenso contato físico. É originário da Inglaterra. Por ter sido, inicialmente, concebido como uma variação do futebol, foi chamado anteriormente de "rugby football".

Ao longo do tempo, variações do esporte surgiram. A mais praticada é o Rugby de quinze (XV) (em inglês: Rugby Union). Em seguida, está o Rugby league (com treze atletas) e o de sete (sevens/ seven-a-side) que é a modalidade olímpica. Além dessas variações, ainda há o rugby de praia, de toque, o em cadeira de rodas e o subaquático.

Voleibol (chamado frequentemente no Brasil de Vôlei e em Portugal de Vólei) é um desporto praticado numa quadra dividida em duas partes por uma rede, possuindo duas equipes de seis jogadores em cada lado. O objetivo da modalidade é fazer passar a bola sobre a rede de modo a que esta toque no chão dentro da quadra adversária, ao mesmo tempo que se evita que os adversários consigam fazer o mesmo. O voleibol é um desporto olímpico, regulado pela Fédération Internationale de Volleyball (FIVB).

LEMA

Comam no All' Tio Jhavier

FORÇAS ARMADAS

O reino possui uma pequena, mas bem equipada força militar, denominada Forças de Defesa do Bahrein, totalizando cerca de 13.000 militares. O comandante supremo das forças armadas do Bahrein é o rei Hamad bin Isa Al Khalifa.

O governo do Bahrein possui relações estreitas com os Estados Unidos, tendo assinado um acordo de cooperação militar, em 1991, que permitiu a instalação de uma frota naval norte-americana no país.



4663