GEOGRAFIA PURA

PAÍS

Haiti

SIGNIFICADO DO NOME

das línguas indígenas taíno / arawak “Hayiti / Hayti” significando “terra montanhosa”.

CONTINENTE

América Central

BANDEIRA

SINIFICADO DA BANDEIRA

A bandeira do Haiti foi adotada em 25 de fevereiro de 1986.

Dizem que a bandeira vermelha e azul foi primeiramente criada durante a revolução do país contra a França. Os rebeldes removeram a faixa branca da tricolor francesa e usou como sua bandeira, mas com as faixas dispostas horizontalmente, ao invés de verticalmente como na bandeira francesa.

Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1936, em Berlim, foi percebido que o Haiti e Liechtenstein estavam usando a mesma bandeira, o que levou a adição de uma coroa à Bandeira do Liechtenstein.

De 25 de maio de 1964 a 25 de fevereiro de 1986, durante a ditadura familiar de François e Jean-Claude Duvalier, o país teve uma bandeira diferente, em vermelho e preto, e dividida verticalmente, não horizontalmente.

MAPA

BRASÃO

O brasão de armas do Haiti consiste em uma palmeira coroada pelo gorro frígio com as cores da bandeira nacional. Ao pé da palmeira aparece representado um tambor e de cada lado da mesma, três rifles com baionetas, o mesmo número de bandeiras nacionais e diversos armamentos, destacando dois canhões, um de cada lado. Na parte inferior aparece o lema nacional, "L'Union fait la force" ("A união faz a força") em uma faixa branca. O escudo aparece no centro da bandeira nacional, dentro de um quadrado de cor branca.

HINO

Espanhol

Pou Ayiti peyi Zansèt yo

Se pou-n mache men nan lamen

Nan mitan-n pa fèt pou gen trèt

Nou fèt pou-n sèl mèt tèt nou

Annou mache men nan lamen

Pou Ayiti ka vin pi bèl

Annou, annou, met tèt ansanm

Pou Ayiti onon tout Zansèt yo.

Pou Ayiti onon Zansèt yo

Se pou-n sekle se pou-n plante

Se nan tè tout fòs nou chita

Se li-k ba nou manje

Ann bite tè, ann voye wou

Ak kè kontan, fòk tè a bay.

Sekle,wouze, fanm kou gason

Pou-n rive viv ak sèl fòs ponyèt nou.

Pou Ayiti ak pou Zansèt yo

Fo nou kapab vanyan gason

Moun pa fèt pou ret avèk moun

Se sa-k fè tout Manman ak tout Papa

Dwe pou voye Timoun lekòl

Pou yo aprann, pou yo konnen

Sa Tousen, Desalin, Kristòf, Petyon

Te fè pou wet Ayisyen anba bòt blan.

Pou Ayiti onon Zansèt yo

Ann leve tèt nou gad anlè

Pou tout moun, mande Granmèt la

Pou-l ba nou pwoteksyon

Pou move zanj pa detounen-n

Pou-n ka mache nan bon chimen

Pou libète ka libète

Fòk lajistis blayi sou peyi a.

Nou gon drapo tankou tout Pèp.

Se pou-n renmen-l, mouri pou li.

Se pa kado, blan te fè nou

Se san Zansèt nou yo ki te koule

Pou nou kenbe drapo nou wo

Se pou-n travay met tèt ansanm.

Pou lòt, peyi, ka respekte-l

Drapo sila a se nanm tout Ayisyen.

Português

Para o país, para os antepassados

Vamos caminhar juntos, caminhar juntos

Ponto de traidores nossas fileiras

Solo está sozinho mestres

Vamos caminhar juntos, caminhar juntos

Para o país, para os antepassados

Marcha, marcha, marcha em conjunto

Para o país, para os antepassados

Para a bandeira de seu país

Morrer é belo, a morte é bela

Nosso passado grita para nós

Têm alma experiente

Morrer é belo, a morte é bela

Para a bandeira de seu país

Morrendo, morrendo, morrendo é bom

Para a bandeira de seu país



SIGNIFICADO DO HINO

O Hino Nacional do Haiti (La Dessalinienne) foi adotado como hino nacional em 1904.

CAPITAL

Port-au-Prince

MOEDA

Gourde (HTG)

ARQUEPÉLAGOS

Originariamente, na ilha das Grandes Antillas descoberta em 1492 e chamada Espanhola por Cristóbal Colón, moravam índios Arawak, Caribes e Tainos. Os espanhóis exploraram a ilha por ser abundante o oro. Mataram aos ameríndios que não quiseram trabalhar nas minas e os escravizavam. Com a finalidade de suprir a falta de Mao de obra os espanhóis importaram negros, quase todos originários do Congo. Uma parte das ilhas (oriental) for colonizada pelos espanhóis, mintas que os filibusteros franceses conquistaram a parte ocidental da ilhas. No final do século XVI, os franceses se estabeleceram na ilha Tortuga, no norte. No ano 1625, os franceses tomaram a parte noroeste e ganharam terreno ao sudoeste da ilha.

Com ajuda do ministro Colbert, a nova colônia francesa alcançou o auge devido especialmente ao cultivo do café e a canha de açúcar. A colônia de Santo Domingo converteu-se na mais rica as Antilhas; o preço das exportações ao fines do século XVIII foi maior do que os Estados Unidos. Em 1670, os franceses fundaram a primeira capital, Le Cap, que se converteu en Cap Haitiano. Depois da firma do Tratado de Ryswick em 1697, Espanha reconheceu que Francia tinha a parte ocidental da ilha a qual se converteu na colônia de Santo Domingo (futura Haití). No obstante os franceses continuaram importando escravos negros para que trabalhassem nas plantações de canha de açúcar. Neste período aplico-se o Código Negro, que tinha o objetivo de regulamentar o regime da escravidão, naquele documento se determinavam as obrigações dos senhores donos dos negros e os escravos. A Revolução Francesa trouxe grandes conflitos sociais nas Pequenhas Antilhas como e em Santo Domingo. O mais importante foi a rebelião dos escravos e abolição da escravidão no ano 1793. O primeiro de janeiro de 1804 se deu o nome de Haití ao território que se converteu na primeira República Negra independente e o primeiro país do mundo em fazer efetiva a abolição da escravidão

A partir de 1820, Jean-Pierre Boyer, reunifico Haití e governou ate 1843. Logo de seu mandato o pais sumiu-se numa larga época de ditaduras. O exercito, as elites e o grupo de comerciantes, integrado por estrangeiros (alemães, estadunidenses, franceses e ingleses) nunca deixaram de opor-se ao poder. Estados Unidos, com a colaboração de governos haitianos, invadiu o país e permaneceu no poder durante os anos 1915 a 1934.

Desde o ano 1954 ate 2004, Haití viveu uma época muito difícil, pelas imposições dos governos ditatoriais. No ano 2006, René Préval liderou o destino do país que atualmente esta em crise econômica especialmente no ano 2008 devido as conseqüências dos ciclones e furações.

Haití forma parte das Grandes Antillas a ocupa o terço ocidental da ilha Espanhola (os dos terços restantes ao oeste são da República Dominicana) descoberta por Cristóbal Colón. Tem mais de 1700 kms de costa (Atlântica ao norte e Caribe ao sul), ademais tem cadeias montanhosas que podem alcançar ao este os 2 860 msnm. Haití o Ayiti no dialeto ameríndio significa “terra de altas montanhas”).

CLIMA

O clima em Haití é tropical. Chove muito mais no verão que no inverno. A classificação do clima é Aw de acordo com a Köppen e Geiger. A temperatura média anual em Haití é 25.8 °C. 1341 mm é a pluviosidade média anual.

CONDADOS

Fairfax, Miami-Dade.

DUCADOS

O país é uma ilha, logo não possui ducados.

ILHAS

O Haiti (em francês Haïti; no crioulo haitiano Ayiti) é um país das Caraíbas que ocupa o terço ocidental da ilha Hispaniola (ou Ilha de São Domingos), possuindo uma das duas fronteiras terrestres da região, a fronteira que faz com a República Dominicana, a leste. Além desta fronteira, os territórios mais próximos são as Bahamas e Cuba a noroeste, Turks e Caicos a norte, e Navassa a sudoeste. A capital é Porto Príncipe (Port-au-Prince). O país é uma ilha.

PRINCIPADOS

Seborga.

FAUNA

Mellisuga minima é uma espécie de ave da família Trochilidae (beija-flores).

Pode ser encontrada nos seguintes países: Ilhas Cayman, the República Dominicana, Haiti, Jamaica e Porto Rico.

Os seus habitats naturais são: florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude e florestas secundárias altamente degradadas.

cubanus é uma espécie de Cerambicídeos da tribo Achrysonini, com distribuição nas Grandes Antilhas.

Chlorocebus pygerythrus é um Macaco do Velho Mundo da subfamília Cercopithecinae, nativo da África. Pode ser conhecido como macaco-vervet, que também pode se referir a todos os membros do gênero Chlorocebus. As cinco subespécies podem ser achadas por todo o sul da África, assim como países no leste. Foi introduzido no Caribe, nas ilhas de Barbados, ilha de São Cristóvão e Nevis, através do tráfico de escravos. Esses macacos vegetarianos possuem a face negra e o pelo do corpo de cor cinza, tendo até 50 cm de comprimento, para os machos, e 40 cm, para as fêmeas.

Ademais aos estudos realizados em ambiente natural, essa espécie é usado como organismo modelo no entendimento da genética e comportamento social humano. Foi constado muitos características semelhantes ao do homem, como hipertensão arterial, ansiedade e uso social e dependente do álcool. Vivem em grupos entre 10 e 50 indivíduos, com os machos saindo do grupo quando atingem a maturidade sexual. Os estudos mais significativos com essa espécies são com os chamados de alarme, especialmente com reconhecimento de parentesco e predadores.

Plagiodontia aedium é uma espécie de roedor da família Capromyidae. Pode ser encontrada na ilha de Hispaniola (Haiti e República Dominicana). Está ameaçada de extinção sendo classificada como "em perigo" pela IUCN. A destruição do habitat é a principal ameaça à sobrevivência da espécie.

O cavalo-marinho (Hippocampus reidi) é um género de peixe pertencente à família Syngnathidae, que vive em águas temperadas e tropicais. Possui uma cabeça alongada com filamentos que lembram a crina de um cavalo. Tem características semelhantes às do camaleão, como mudar de cor e mexer os olhos independentemente um do outro. Nadam com o corpo na vertical, movimentando rapidamente as suas barbatanas. Algumas espécies podem ser confundidas com plantas marinhas e com corais e anemonas marinhas.

FLORA

Bactris plumeriana é uma espécie de palmeira, endêmica de Hispaniola.

Cabaça (do árabe kara bassasa, "abóbora lustrosa") é a designação popular dos frutos das plantas dos gêneros Lagenaria e Cucurbita. Outros nomes incluem porongo ou poranga (do quíchua poronco, "vaso de barro com o gargalo estreito e comprido", através do espanhol rioplatense), cuia (do tupi antigo (e)kuîa), jamaru (do tupi yama'ru) etc. O termo cabaço também é utilizado, mas este possui adicionalmente os significados alternativos de "virgindade feminina" ou de "alguém novato, simplório ou ingênuo".

Origem

A cabaça foi uma das primeiras plantas cultivadas no mundo, não apenas para uso na alimentação, mas para ser utilizada como um recipiente de água. A cabaça pode ter sido levada da África para a Ásia, Europa e Américas no curso da migração humana, ou por sementes que flutuaram através dos oceanos dentro da cabaça. Provou-se que estava no Novo Mundo antes da chegada de Cristóvão Colombo ao mesmo, em 1492.

Utilização

O porongo é utilizado no estado do Rio Grande do Sul e países vizinhos (Argentina e Uruguai) para se fazer a cuia, recipiente usado para servir o chimarrão, bebida feita pela infusão da erva-mate. A cabaça também é utilizada para fins de ornamentação de residências e festas folclóricas em geral.

Melocactus intortus é uma espécie botânica de plantas da família das Cactaceae. É endêmica da Ilha de São Domingos, no Haiti e República Dominicana. É uma espécie rara na vida silvestre.

É uma planta perene carnuda e globosa-cilíndrica armados com espinhos, de cor verde e com as flores de cor vermelha.

Melocactus lemairei é uma espécie botânica de plantas da família das Cactaceae. É endêmica da Ilha de São Domingos, no Haiti e República Dominicana. É uma espécie comum em áreas localizadas

É uma planta perene carnuda e globosa-cilíndrica armados com espinhos, de cor verde e com as flores de cor rosa.

Pinillosia é um género botânico pertencente à família Asteraceae. Contém apenas uma espécie, Pinillosia berteroi (Spreng.) Urb.,[1] nativa de Cuba e Ilha de São Domingos.

RELEVO

Faz parte do conjunto de cadeias montanhosas orientadas de Oeste para Este, separadas por depressões, que formam a grande ilha; a cadeia central, de rochas cristalinas, está cercada de maciços sedimentares que culminam na montanha de Selle (2680 metros), já em território do Haiti.

HIDROGRAFIA

O Haiti,é banhado ao norte pelo oceano Atlântico e ao sul e oeste pelo mar do Caribe. Os rios são curtos e torrenciais, os mais conhecidos são: Guavamouc, o Libon, o Trois Rivières e o Estere. O principal rio é o Artibonite, que tem 322km de extensão, banhando quase um terço do país, o rio desemboca no golfo de Gonâve, e é bastante utilizado para pesca. Os principais lagos são o Saumâtre, no sudeste, e o Miragoâne na península do sul. São todos bastante importantes para o Haiti, pois uma das principais economias do país é a pesca.

SUBDIVISÕES

Departamentos

Cidades

Artibonite

Abricots, Anse-Rouge, Desarmes, Desdunes, Dessalines, Ennery, Gonaïves, Grande-Saline, Gros-Morne, La Chapelle, Marmelade, Petite Rivière de l'Artibonite, Saint Michel de l'Attalaye, Saint-Marc, Terre-Neuve e Verrettes.

Centro

Baptiste, Belladere, Cerca Carvajal, Cerca-la-Source, Hinche, Lascahobas, Maissade, Mirebalais, Saut-d'Eau, Savanette, Thomassique e Thomonde.

Arrondissements: Cerca-la-Source, Hinche, Lascahobas e Mirebalais.

Grande Enseada

Abricots, Anse-d'Hainault, Chambellan, Corail, Dame-Marie, Jérémie, Les Irois, Moron, Pestel, Roseaux, Source Chaude e Trou Bonbon.

Nippes

Está dividico em 3 Arrondissements e 11 Comunas:

Arrondissement de Miragoâne (4 comunas): Miragoâne, Petite-Rivière-de-Nippes, Fonds-des-Nègres e Paillant.

Arrondissement d'Anse-à-Veau (5 comunas): Anse-à-Veau, L'Asile, Pequeno Buraco de Nippes, Plaisance-du-Sud e Arnaud

Arrondissement de Barradères (2 comunas): Barradères e Grand-Boucan.

Norte

Acul-du-Nord, Bahon, Cap-Haïtien, Dondon, Grande Rivière du Nord, La Victorie, Le Borgne, Limbe, Limonade, Milot, Petite-Anse, Pignon, Pilate, Plaine du Nord, Plaisance, Port-Margot, Quartier-Morin, Ranquitte e Saint-Raphael.

Nordeste

Acul-Samedi, Caracol, Carice, Dérac, Ferrier, Fort-Liberté, Grand Bassin, Mombin-Crochu, Mont-Organisé, Ouanaminthe, Perches, Phaeton, Sainte Suzanne, Terre-Rouge, Trou-du-Nord e Vallieres.

Noroeste

Anse-a-Foleur, Baie de Henne, Bassin-Bleu, Bombardopolis, Jean-Rabel, Mole-Saint-Nicolas, Palmiste, Port-de-Paix e Saint Louis du Nord.

Oeste

Anse-a-Galets, Arcahaie, Cabaret, Carrefour, Cornillon, Croix-des-Bouquets, Delmas, Duvalierville, Fond Parisien, Fonds-Verrettes, Ganthier, Malpasse, Grand-Goave, Gressier, Kenscoff, Léogâne, Magasin, Pétion-Ville, Petit-Goâve, Pointe-a-Raquette, Port-au-Prince, Thomazeau e Trouin.

Sudeste

Anse-a-Pitres, Bainet, Banane, Belle-Anse, Bodarie, Cayes-Jacmel, Cotes-de-Fer, Grand-Gosier, Jacmel, La Vallee de Jacmel, Marigot e Thiotte.

Sul

Aquin, Camp-Perrin, Cavaillon, Chantal, Chardonnieres, Coteaux, La Cahouane, Les Anglais, Les Cayes, Maniche, Port-a-Piment, Port-Salut, Roche-a-Bateau, Saint Jean du Sud, Saint Louis du Sud, Tiburon, Torbeck e Vieux-Bourg-d'Acquin.



VEGETAÇÃO

Nas regiões montanhosas, as florestas, ainda mal exploradas, são ricas em mogno e jacarandá; também existem o pinho e o cedro. Nas partes mais áridas predominam as espécies xerofíticas. As savanas caracterizam a flora do país.

IDIOMAS

No Haiti é possível encontrar vários idiomas falados por boa parte da população.

O Crioulo haitiano, língua oficial, por exemplo, é falado por quase toda a população haitiana.

Essa língua foi baseada no francês, segunda língua oficial no país, e inflluenciada por outros idiomas do continente africano, espanhol e o português.

A Língua portuguesa vêm ganhando forte importância no Haiti, devido a participação brasileira em projetos de desenvolvimento do país.

O Crioulo haitiano pode ser encontrado também no Canadá, Estados Unidos, França, República dominicana, Cuba, Bahamas, por consequência da imigração.

Além das línguas oficiais os haitianos falam também dois dialetos o fablas e o plateau.

CULINÁRIA

Os pratos típicos incluem arroz e feijão, banana frita, arroz com ervilhas, carne de porco frita, acra, que são fritos e temperados com especiarias abundantes, raízes, sopa picante com peixe ou carne, Tassot, consistindo de peru, carne de vaca ou de cabra preparado com um marinado picante e lagosta cozida ou grelhada, bacalhau à crioula, entre outros. Quanto bebidas existem ricos sucos de frutas (abacaxi, mamão, manga, goiaba, etc.) Além de outras bebidas populares como rum e licor de coco.

RELIGIÕES

cristianismo (95,3%), outros (3%), sem religião (1,7%).

POLÍTICA

O governo do Haiti é uma república semipresidencialista, com um sistema multipartidário em que o presidente é o chefe de Estado eleito diretamente por eleições populares. O primeiro-ministro atua como chefe de governo e é nomeado pelo presidente, escolhido a partir do partido majoritário na Assembleia Nacional. O poder executivo é exercido pelo presidente e pelo primeiro-ministro, que, juntos, constituem o governo. Em 2013, o orçamento anual foi de 1 bilhão de dólares.

O poder legislativo é investido no governo e em duas câmaras da Assembleia Nacional do Haiti. O governo está organizado unitariamente, assim, os delegados do governo central governam os departamentos sem a necessidade constitucional de consentimento. A atual estrutura do sistema político do Haiti foi estabelecida na constituição de 29 de março de 1987. O atual presidente é Jocelerme Privert.

A política haitiana tem sido controversa: em sua história de 200 anos, o Haiti sofreu 32 golpes de Estado. O país é o único do Hemisfério Ocidental que conseguiu ter uma revolução de escravos bem-sucedida, mas uma longa história de opressão por ditadores, como François Duvalier e seu filho Jean-Claude Duvalier, tem afetado significativamente a nação. França, Estados Unidos e outros países ocidentais intervieram repetidamente na política local desde a fundação do país, às vezes a pedido de uma parte ou de outra. Junto com as instituições financeiras internacionais, eles impuseram grandes quantidades de dívidas, tanto que os pagamentos da dívida externa rivalizam com o orçamento do governo para despesas sociais. Eles também aplicaram políticas econômicas que se acabaram com a capacidade do governo haitiano proteger a economia local, forçando uma maior dependência das importações e minando a autossuficiência econômica do país.

De acordo com um relatório do Índice de Percepção da Corrupção de 2006, há uma forte correlação entre a corrupção e a pobreza e o Haiti ficou em primeiro lugar entre todos os países pesquisados para os níveis de corrupção interna. A Cruz Vermelha Internacional informou que sete em cada dez haitianos vivem com menos de dois dólares por dia.

Cité Soleil, a maior favela do país, na capital Porto Príncipe, foi chamada de "o lugar mais perigoso da Terra" pela Organização das Nações Unidas. A favela é um reduto de partidários do ex-presidente haitiano Jean-Bertrand Aristide, que, de acordo com a BBC, "acusou os Estados Unidos de exilá-lo - uma acusação os Estados Unidos rejeitaram como 'absurda'".

O país passa atualmente (2016) por uma grave crise política e eleitoral onde não há uma definição das eleições presidenciais iniciadas em 2015 pelo presidente Michel Martelly. Foi empossado em 14 de fevereiro de 2016 o presidente Jocelerme Privert.

TURISMO

Em 2012, o país recebeu 950 mil turistas (a maioria dos navios de cruzeiro) e esta indústria gerou 200 milhões de dólares em 2012. Em dezembro do mesmo ano, o Departamento de Estado dos Estados Unidos emitiu um alerta de viagem para o país, observando que apesar de milhares de cidadãos norte-americanos visitam com segurança Haiti a cada ano, os turistas estrangeiros foram vítimas de crimes violentos, incluindo assassinato e sequestro, predominantemente na região de Porto Príncipe.

Em 2012, vários hotéis foram abertos, como um hotel de quatro estrelas Marriott na área de Porto Príncipe e outros novos empreendimentos hoteleiros na capital e em Les Cayes, Cabo Haitiano e Jacmel.

O Carnaval do Haiti tornou-se um dos mais populares do Caribe desde que o governo decidiu encenar o evento em uma cidade diferente a cada ano. O Carnaval Nacional normalmente é realizado em uma das maiores cidades do país (ou seja, Porto Príncipe, Cabo Haitiano ou Les Cayes), mas o de Jacmel também é muito popular e ocorre uma semana antes do outro, em fevereiro ou março.

ECONOMIA

O produto interno bruto (PIB) por paridade do poder de compra (PPC) do Haiti caiu 8% em 2010 (12,15 bilhões de dólares para 11,18 bilhões de dólares) e o PIB per capita manteve-se em 1200 dólares. O país é o 145º entre os 182 países avaliados pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das Nações Unidas em 2010.

O World Factbook relata uma escassez de mão-de-obra qualificada, desemprego generalizado e subemprego, dizendo que "mais de dois terços da força de trabalho não têm empregos formais" e descreve o Haiti pré-terremoto como o "o país mais pobre do Hemisfério Ocidental, com 80% da população que vive abaixo da linha da pobreza e 54% em extrema pobreza. Três quartos da população vive com 2 dólares ou menos por dia. Reformas para melhorar o ambiente de negócios têm tido pouco efeito por causa de corrupção generalizada e pela estrutura judicial ineficiente.

Embora mais da metade de todos os haitianos trabalhem no setor agrícola, o país depende de importações para metade de suas necessidades de alimentos e 80% do seu arroz. O país exporta culturas como manga, cacau e café. Os produtos agrícolas incluem 6% de todas as exportações. O Haiti tinha um grande déficit comercial de 3 bilhões de dólares em 2011, ou 41% do seu PIB. A ajuda externa representa cerca de 30 a 40% do orçamento do governo nacional. O maior doador são os Estados Unidos, seguido por Canadá e União Europeia. De 1990 a 2003, o Haiti recebeu mais de 4 bilhões de dólares em ajuda internacional, incluindo 1,5 bilhão de dólares dos Estados Unidos. Em janeiro de 2010, após o terremoto, a China prometeu 4,2 milhões dólares e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu 1,15 bilhão de dólares em assistência. Os países da União Europeia prometeram mais de 400 milhões de euros em ajuda de emergência e para fundos de reconstrução.

Após a eleição e acusações sobre o governo do presidente Aristide em 2000, a ajuda dos Estados Unidos para o governo haitiano foi completamente cortada, entre 2001 e 2004. Depois da partida de Aristide, em 2004, a ajuda foi restaurada e o exército brasileiro liderou a Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti (MINUSTAH). Depois de quase quatro anos de recessão, a economia cresceu 1,5% em 2005. Em setembro de 2009, o Haiti cumpriu as condições estabelecidas pelo programa para países pobres altamente endividados do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI) para qualificar o cancelamento de sua dívida externa.

O Banco Mundial estima que mais de 80% dos haitianos com ensino superior estavam vivendo no exterior em 2004 (fenômeno conhecido como fuga de cérebros), sendo que as remessas de dinheiro que enviam para casa representam 52,7% do PIB do país. Os 1% mais ricos do país possuem quase metade da riqueza nacional. O território haitiano aparentemente não tem recursos de hidrocarbonetos em terra ou no Golfo do Gonâve e é, portanto, muito dependente das importações de energia (petróleo e produtos petrolíferos).

Cité Soleil é considerado uma das piores favelas da América; a maioria de seus 500 mil habitantes vivem em extrema pobreza. A pobreza forçou pelo menos 225 mil crianças haitianas a trabalhar como restavecs (empregados domésticos sem remuneração). As Nações Unidas consideram esta uma forma moderna de escravidão.

O ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton expressou recentemente arrependimento e pediu desculpas por políticas de comércio do seu país no Haiti. Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), um em cada dois haitianos não tem acesso à água potável e apenas 19% da população têm acesso ao sistema de saneamento básico. Apesar de ser uma sociedade essencialmente rural, com 66% da população vivendo no campo, as famílias camponesas não tem acesso a terra ou créditos, o que faz com que hoje o Haiti importe 80% dos alimentos que consome.

ETINIAS

Marabou (etnia) Marabou é um termo de origem haitiana denotando etnia multirracial. O termo descreve os descendentes de uma pessoa de raça mista: preto Africano/europeu e um ameríndio, mais especificamente os nativos Taíno, nascidos no Haiti (antigo Saint-Domingue).

INDÚSTRIA

Alimentícia, siderúrgica (ferro e aço), têxtil, petroquímica (plástico e borracha).

PECUÁRIA

Aves, Bovinos, Caprinos e Equinos.

COLONIZAÇÃO

Os primeiros humanos nesta ilha, conhecida como Quisqueya pelos índios arauaques (ou taínos) e caraíbas, chegaram à ilha há mais de 7000 anos. Em 5 de dezembro de 1492, Cristóvão Colombo chegou a uma grande ilha, à qual deu o nome de Hispaniola. Mais tarde passou a ser chamada de São Domingos pelos franceses. Dividida entre dois países, a República Dominicana e o Haiti, é a segunda maior das Grandes Antilhas, com a superfície de 76.192km² e cerca de 9 milhões de habitantes. Com 641 quilômetros de extensão entre seus pontos extremos, a ilha tem formato semelhante à cabeça de um caimão, pequeno crocodilo abundante na região, cuja "boca" aberta parece pronta a devorar a pequena ilha de La Gonâve. O litoral norte abre-se para o oceano Atlântico, e o sul para o mar do Caribe (ou das Antilhas).

A Ilha Hispaniola foi visitada por Cristóvão Colombo em 1492. Já no fim do século XVI, quase toda a população nativa havia desaparecido, escravizada ou morta pelos colonizadores. A parte ocidental da ilha, onde hoje fica o Haiti, foi cedida à França pela Espanha em 1697. No século XVIII, a região foi a mais próspera colônia francesa na América, graças à exportação de açúcar, cacau e café.

DATA DE INDEPENDÊNCIA

Independência

Da França

-Declarada

1 de janeiro de 1804

-Reconhecida

1825

Após uma revolta de escravos, em 1794, o Haiti tornou-se o primeiro país das Américas e, talvez, do mundo a abolir a escravidão. Nesse mesmo ano, a França passou a dominar toda a ilha. Em 1801, o ex-escravo Toussaint Louverture tornou-se governador-geral, mas, logo depois, foi deposto e morto pelos franceses. O líder Jean Jacques Dessalines organizou o exército e derrotou os franceses em 1803. No ano seguinte, foi declarada a independência (o segundo país a se tornar independente nas Américas) e Dessalines proclamou-se imperador. Como forma de retaliação, em 1804, os escravistas europeus e estadunidenses mantiveram o Haiti sob bloqueio comercial por 60 anos.

Em 1815 Simon Bolívar refugiou-se no Haiti, após o fracasso de sua primeira tentativa de luta contra os espanhóis. Recebeu dinheiro, armas e pessoal militar, com a condição de que abolisse a escravidão nas terras que libertasse. Posteriormente, para pôr fim ao bloqueio, o Haiti, sob o governo de Jean Pierre Boyer, cercado pela frota da ex-metrópole, concordou em assinar um tratado pelo qual seu país pagaria à França a quantia de 150 milhões de francos a título de indenização. A dívida depois foi reduzida para 90 milhões, mas assim mesmo isso exauriu a economia do país.

Após um período de instabilidade, o Haiti foi dividido em dois e a parte oriental - atual República Dominicana - reocupada pela Espanha. Em 1822, o presidente Jean-Pierre Boyer reunificou o país e conquistou toda a ilha. Em 1844, porém, uma nova revolta derrubou Boyer e a República Dominicana conquistou a independência.

EDUCAÇÃO

O sistema da educação no Haiti é baseada no sistema francês, e está sob a responsabilidade do Ministério da Educação.

História

No mandato do presidente Aristide foram feitas algumas melhorias na educação do Haiti. Em 1997 o governo criou um plano de educação de 10 anos, com o objetivo de dar acesso universal para escolas de qualidade. Os recursos nacionais para educação aumentaram de 9% do produto interno bruto em 1997 para 22% em 2000, que permitiu pagar por programas para prover lunches, uniformes e transporte escolar para as escolas. Além disso, em 2002, o governo começou uma campanha de alfabetização, facilitada por 30.000 monitores de alfabetização e a distribuição de 700.000 manuais. Na média, a taxa de matrículas nas escolas subiu de 20% em 1994 para 64% em 2000.

Alfabetização

O padrão de educação no Haiti é extremamente baixo. A taxa de alfabetização é de cerca de 53% (55% para homens e 51% para mulheres) está muito abaixo da média de 90% dos países da América Latina e do Caribe.

Apesar de a educação ser gratuita, o uniforme e o material escolares não são. Por isso, muitas crianças não podem frequentar a escola, especialmente nas áreas rurais. A taxa de evasão escolar em todos os níveis é muito elevada, e em particular nas áreas rurais.

O melhor ensino é o oferecido por escolas privadas, em sua maioria administradas por organizações religiosas católicas ou protestantes. Algumas oferecem uma educação completa, do jardim de infância até a escola secundária. Atualmente, a maioria das escolas do Haiti são privadas. Escolas privadas internacionais (administradas pelo Canadá, França ou Estados Unidos) e escolas administradas pelas igrejas locais educam 90% dos estudantes. O país possui uma grande falta de material escolar e professores qualificados, e a população rural continua tendo pouca presença nas escolas do país.

Escolas primárias

O Haiti possui 15.200 escolas primárias, das quais 90% são não-públicas e administradas pela comunidade, organizações religiosas, ou ONGs.

O jardim de infância é oferecido pelas escolas primárias e é o nível mais frequentado em todas as escolas. As crianças frequentam o jardim de infância por dois anos, com as idades de 3 e 4 anos e então passam ao ensino elementar, onde permanecem por mais seis anos. As aulas são ministradas em haitiano até os últimos anos, quando as crianças começam a aprender o francês para se preparar para o ensino secundário. A matrícula no ensino primário tem alcançado os 80%, mas menos de 30% das crianças concluem os seis anos regulamentares.

Escolas secundárias

Poucas crianças conseguem chegar à escola secundária, especialmente em áreas rurais, onde são frequentemente requisitadas a trabalhar na fazenda da família. Há também poucas escolas secundárias no interior do país, e as crianças têm que andar quilômetros para chegar à escola mais próxima, onde as turmas são normalmente muito grandes. As crianças do interior que concluem o primário normalmente têm de mudar de cidade para continuar seus estudos. Algumas escolas vocacionais oferecem acomodação, e o governo concede bolsas para compensar o custo de alojamento. O ensino secundário dura sete anos e inclui um exame bem exigente no fim. Muitos alunos desistem nos últimos dois anos. As aulas são ministradas em francês e são baseadas em memorização. E cerca de 25% dos alunos do secundário frequentam escolas vocacionais.

Educação superior

A maior universidade é a Universidade do Estado do Haiti (UEH), fundada em 1944 e que possui faculdades de Direito e Economia, Administração e Gestão, e Medicina e Farmácia. Há ainda duas universidades privadas: a Universidade do Rei Henri Cristophe e o Instituto Internacional de Estudos Universitários, além de vários cursos de direito e faculdades técnicas.

FRONTEIRAS

Barlavento fica entre o Canal de as Ilhas de Cuba e Hispaniola. Esse Canal E um principal Via Marítima entre os dois Países. Fica no Noroeste fazer Haiti e no Leste de Cuba. O Canal de Barlavento e um dos 3 canais da Ilha de onde o Haiti e a República Dominicana. e Barlavento o Canal de Passagem entre o Oceano Atlântico e o Mar das Antilhas.

O Canal da Jamaica é um Estreito that separa as Ilhas Jamaica e Hispanola, não-Mar das Caraíbas. Em Conjunto com o do Canal de barlavento um Norte, liga o Oceano Atlântico ao Mar das Caraíbas. Devido à sua localização uns Cerca de 1000 A do Nordeste km Canal fazer, Panamá, uma importante e Rota Marítima dos navios que viajam entre o Oceano Pacífico e o Atlântico.

MET 190 Cerca de estreito ó km de largura e as profundidades podem atingir 1200m.

NO Estreito Uma Cerca de Localizada 55 km Um Oeste do Haiti fica a Ilha Navassa, uma Ilha de Coral desabitada com Área de 5,2km².

A Fronteira Entre o Haiti e a República Dominicana PT A Linha Que de 360km de Extensão, em Sentido Norte-Sul, that separa O Terço Ocidental da Ilha de, São Domingos. Um Oeste da Fronteira situa–se o Haiti e a Leste, um a República Dominicana. a Fronteira se estende entre os litorais Norte e Sul da Ilha no-Mar do Caribe. Divida a Extensão da Ilha, porém, a superficie da República Dominicana é quase o dobro da fazer Haiti. E uma das duas únicas fronteiras terrestres de toda a fazer região Caribe, juntamente com a fronteira entre a França e os Países Baixos na Ilha de São Martinho.

haitianos separa (NS) OS Departamentos fazer Nordeste, o Centro, Oeste e Sul das Províncias Dominicanas de Monte Cristi, Dajabón, Elías Piña, Independencia e Pedernales.

Foi fixada por Diversos Acordos e tem o Seguinte Trajeto: Foz do Rio Massacre, segue esse rio e depois o Rio Capolitte passa por Bois-Pins,segue o rio à-Ténèbres, depois a Estrada Internacional, ó. Rio Artibonite, Até ao Rio Macassia segue esse rio até San Pedro e o Forte Cachiman, cortando depois o rio Los Índios Na Direção fazer. Lago Azuei. (Lagoa Enriquito-Haiti) Passa nas Localidades de Maré Citron, Gros Mare, desce os Pedernales comeu um sua foz em Anse- Pitres-à.

TRAJES TÍPICOS

Não foi encontrado.

MINERAÇÃO

Argila, Calcário e Mármore.

ESPORTES

No início do século XX, foi relatado que a briga de galo era o esporte mais popular no Haiti, apesar de sua popularidade, ter, posteriormente, decrescido. Atualmente, o futebol é o esporte mais popular no Haiti, apesar de o basquete estar crescendo em popularidade. Pequenos clubes de futebol já competem a nível local.

O basquetebol ou bola ao cesto é um jogo desportivo coletivo inventado em 1891 pelo professor de Educação Física canadense James Naismit, na Associação Cristã de Rapazes de Springfield, Massachusetts, Estados Unidos. É disputado por duas equipes de 10 jogadores (5 em campo e 5 suplentes) que têm como objetivo passar a bola por dentro de um cesto e evitar que a bola entre no seu cesto colocado nas extremidades da quadra, seja num ginásio ou ao ar livre.

Os aros que formam os cestos são colocados a uma altura de 3 metros e 5 centímetros. Os jogadores podem caminhar no campo desde que driblem (batam a bola contra o chão) a cada passo dado. Também é possível executar um passe, ou seja, passar a bola em direção a um companheiro de equipe.

O basquetebol é um desporto olímpico desde os Jogos Olímpicos de Verão de 1936 em Berlim.

O nome vem do inglês basketball, que significa literalmente "bola no cesto". É um dos esportes mais populares do mundo.

Em Dezembro de 1891, o professor de educação física canadense James Naismit, do Springfield College (então denominada Associação Cristã de Rapazes), em Massachusetts, Estados Unidos, recebeu uma tarefa de seu diretor: criar um desporto que os alunos pudessem praticar em um local fechado, pois o inverno costumava ser muito rigoroso, o que impedia a prática do Baseball e do Futebol Americano.

James Naismith logo descartou um jogo que utilizasse os pés ou com muito contato físico, pois poderiam se tornar muito violentos devido às características de um ginásio, local fechado e com piso de madeira.

Logo escreveu as treze regras básicas do jogo e pendurou um cesto de pêssegos a uma altura que julgou adequada: 10 pés, equivalente a 3,05 metros, altura que se mantém até hoje; já a quadra possuía, aproximadamente, metade do tamanho da atual.

Em contrastes com as redes de basquete moderno, em cesta de pêssegos manteve a sua parte inferior, e as bolas tinham que ser retiradas manualmente após cada "cesto" ou ponto marcado, o que provou ser ineficaz. Dessa forma, um buraco foi perfurado no fundo da cesta, permitindo que as bolas fossem retiradas a cada vez com uma longa vara. Os cestos de pêssegos foram utilizados até 1906, quando foram finalmente substituídos por aros de metal com tabela.

Uma outra alteração foi feita logo cedo, de forma que a bola apenas passasse pela cesta, abrindo caminho para o jogo que conhecemos hoje. Uma bola de futebol foi usada para acertar as cestas. Sempre que uma pessoa arremessava uma bola na cesta, a sua equipe ganharia um ponto. A equipe com o maior número de pontos ganhava o jogo. As cestas foram originalmente pregadas ao balcão do mezanino da quadra de jogo, mas isto se provou impraticável quando os espectadores no balcão começaram a interferir nos arremessos. A tabela foi introduzida para evitar essa interferência, que teve o efeito adicional de permitir rebotes. Esse desporto chama-se "basquetebol".

O futebol, também referido como futebol de campo, futebol de onze e, controversamente, futebol associado (em inglês: association football, football, soccer), é um desporto de equipe jogada entre dois times de 11 jogadores cada um e um árbitro que se ocupa da correta aplicação das normas. É considerado o desporto mais popular do mundo, pois cerca de 270 milhões de pessoas participam das suas várias competições. É jogado num campo retangular gramado, com uma baliza em cada lado do campo. O objetivo do jogo é deslocar uma bola através do campo para colocá-la dentro da baliza adversária, ação que se denomina golo ou gol. A equipe que marca mais gols ao término da partida é a vencedora.

O jogo moderno foi criado na Inglaterra com a formação da The Football Association, cujas regras de 1863 são a base do desporto na atualidade. O órgão regente do futebol é a Federação Internacional de Futebol (em francês: Fédération Internationale de Football Association), mais conhecida pela sigla FIFA. A principal competição internacional de futebol é a Copa do Mundo FIFA, realizada a cada quatro anos. Este evento é o mais famoso e com maior quantidade de espectadores do mundo, o dobro da audiência dos Jogos Olímpicos.

Uma luta de galos, também designada rinha (do espanhol rioplatense "riña") ou briga de galos são termos que designam o combate entre galos, contravenção na maior parte dos países, e que envolve, em geral, apostas. Por extensão, o termo também é usado para designar o local onde estas brigas ocorrem, também denominados de renhideiro, rinhadeiro e rinhedeiro- bem como outros tipos de lutas entre animais, como entre cães (rinha de cães), canários e outros.

LEMA

"L'union fait la force" ("A união faz a força")

FORÇAS ARMADAS

As Forças Armadas do Haiti foram dissolvidas em Junho de 1995, porém várias forças rebeldes têm exigido o seu regresso. A Policia Nacional do Haiti, composta por cerca de 12 mil efetivos, detém várias unidades paramilitares e uma guarda costeira; estas unidades são maiores do que o que seria necessário, considerando que vários países vizinhos têm forças armadas com um menor número de efectivos. Em grande parte devido aos esforços do ex-presidente do Haiti Michel Martelly, desde 2011 que têm vindo a ser feito esforços para reestabelecer as forças armadas.



525